Isabella Botelho; 04/05/2022 às 14:00

Ritmo amazônico é tema do podcast que será lançado na quinta-feira, 5

Projeto estará disponível nas plataformas Spotify, Deezer e YouTube

Na próxima quinta-feira, 5, acontece o lançamento de “Gambá: Fé e Tradição contadas por um Mestre”, projeto cultural que consiste em um bate-papo no formato de podcast, dividido em três episódios.

O podcast passeia pelo gênero musical amazônico conhecido como “gambá”, abordando aspectos não só sobre o instrumento e o ritmo, mas também sobre a história, a tradição e a religiosidade sobre a qual o gambá se construiu ao longo do tempo, resistindo há mais de cem anos. Idealizado e produzido por João Enan, o projeto será lançado nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e YouTube.

O projeto é protagonizado por um dos maiores mestres de gambá da história, Ismael Pinheiro, e um dos agentes culturais mais engajados da atualidade no trabalho de disseminação do gambá no Amazonas, o professor, percussionista e pesquisador Tércio Macambira.

“Nem toda riqueza cultural está sendo registrada e reconhecida, portanto, pretendemos, com esse podcast, propagar o vasto conhecimento de um mestre de gambá e guardião de saberes amazônicos, contribuindo com uma cultura que é unicamente transmitida através da oralidade entre as gerações, mas que agora está registrada em áudio, disponível em meio digital, gratuitamente”, destaca João Enan.

A produção fonográfica terá nos bastidores, além de João Enan na direção geral, a colaboração de Amino Vasconcelos, Rô Macambira e Duan Raiad, entre trabalho técnico e produção.

O projeto “Gambá: Fé e Tradição contadas por um Mestre”, do proponente João Enan, foi contemplado pelo Edital “Concurso-prêmio Manaus 2021 – Zezinho Corrêa”, uma ação da Prefeitura Municipal de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – Manauscult.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.