Isabella Botelho; 20/04/2022 às 14:00

Rio2C retoma evento presencial com mais de 250 painéis distribuídos por dez palcos multidisciplinares

Entre os palestrantes estão nomes como Roberto Medina, Boni, Alok, Mano Brown, Luísa Sonza, Fábio Porchat, Ailton Krenak, Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães

Após um hiato de dois anos devido à pandemia do coronavírus, o Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, volta ao circuito de eventos do país de 26 de abril a 1º de maio, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Este ano, a programação conta com dez palcos tematicamente variados voltados às áreas de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, novas mídias, marcas, sustentabilidade e futuro do trabalho, entre outros temas.

Apresentada pela Petrobras e com patrocínio do Banco do Brasil, a edição deste ano será realizada de maneira presencial e aposta no slow content e no consumo inteligente como bases temáticas. Confira alguns destaques da programação da Rio2C a seguir: 

Global Stage 

Maior palco da Rio2C, o Global Stage reúne personagens nacionais e internacionais das áreas de tecnologia, inovação, ciência, audiovisual, música, games, mídia e marcas, sustentabilidade, educação e futuro do trabalho.

No painel “Antes do Brasil da Coroa, Existe o Brasil do Cocar”, o DJ e produtor musical brasileiro Alok se junta à líder indígena Celia Xacriabá para discutir a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários, e a jornada musical e espiritual do artista em busca de um Futuro Ancestral. 

O americano Scott Steindorff, diagnosticado com transtorno do espectro autista, é produtor especialista na adaptação de livros best-sellers para cinema e TV, e compartilhará sua experiência na produção de conteúdo a partir da canalização de emoções para a arte. 

De Grey’s Anatomy, o brasileiro Beto Skubs, que faz parte do time de roteiristas da série desde 2021, e a americana Kiley Donovan, que além do roteiro assina a produção executiva do programa, subirão ao palco para falar sobre como funcionam todas as etapas de produção de um episódio, da sala de roteiro à produção final. 

Outros destaques incluem: “Porta dos Fundos – 10 Anos de Irreverência, Humor e Inovação”, com Antonio Tabet, Gregório Duvivier, Ian SBF e Crocas; “Trap-se”, com Ice Blue, Jairo Andrade e Xamã; “Roberto Medina – A Vida é ao Vivo”; “Amazon Studios: Home for Talent”, com Ingrid Guimarães, Lázaro Ramos e Malu Miranda; e “Como Adiar o Fim do Mundo – Uma Conversa com Ailton Krenak e Entre Ritmo e Poesia”, com Criolo e Mano Brown.

StoryVillage 

Segundo maior palco do Rio2C, o StoryVillage reverencia a arte da criação, da narrativa, dos roteiros, da composição, do traço e da fórmula, seja na concepção de séries, filmes, músicas, livros, startups ou projetos de arquitetura.

Fundador e CEO da Primary Wave, a maior editora independente da indústria musical, o executivo Larry Mestel, que está à frente de catálogos de artistas como Whitney Houston, Bob Marley, Prince e Aerosmith, conversará sobre os mais de 30 anos de sua trajetória, sobre a crescente atração e demanda pela venda de catálogos de música e como isso tem movimentado o mercado em cifras milionárias.

Em celebração aos 40 anos do movimento conhecido como BRock, os músicos Evandro Mesquita, George Israel, Leo Jaime e Toni Garrido se juntam a Bernardo Araújo e Sarah Oliveira, jornalistas especializados no gênero, para conversar sobre os bastidores de uma das mais significantes confluências musicais do país no painel “Rock Brasil: 40 Anos de Estrada, História e Rebeldia”.

Na palestra “O Poder da Indústria Criativa na Transformação das Cidades”, Shain Shapiro, diretor executivo do Center for Music Ecosystems e fundador da empresa Sound Diplomacy, falará sobre a importância da música para impulsionar o crescimento econômico de cidades, as vantagens desse tipo de iniciativa e como o Rio de Janeiro, além da contínua produção de novos talentos, pode se tornar uma potência global no segmento não apenas na arte, mas também na política e na prática.

A programação do StoryVillage inclui ainda conversas sobre os temas “Fantasia”, “Ficção e Fatos Reais”, “Música”, “Marcas e Artistas”, “Terror”, “Sobrenatural e Sci-fi”, “Construção de Narrativa para e pela Geração Z”, “O Esporte no Centro do Conteúdo Original”, “Narrativas em XR” e “Volta dos Grandes Festivais”, com nomes como as cantoras Luísa Sonza e Adriana Calcanhotto, Elizabetta Zenatti (Netflix), Ana Paula Castello Branco (TIM), Sarah Buchwitz, (MasterCard), Ivan Martinho (World Surfing League) e Luis Justo (Rock In Rio), entre outros. 

Brainspace

Espaço dedicado a temas únicos sobre cérebro, criatividade e descobertas incríveis que surpreendem o público, o Brainspace tem a premissa de transformar a ciência em entretenimento.

Na palestra “Entendendo Mulheres Neurodivergentes”, Zhara Astra, executiva de TV e professora na Universidade do Arizona, apresenta uma análise profunda sobre neurodivergência feminina, com forte ênfase no espectro autista, do qual faz parte. A representatividade de mulheres neurodivergentes na mídia, bem como o seu trabalho na indústria do entretenimento, também está na pauta do painel.

Especialistas em dependência de jogos eletrônicos, os psiquiatras Cristiano Nabuco, do Grupo de Dependências Tecnológicas da USP, e Rogerio Panizzutti, da UFRJ, conversam sobre os aspectos positivos e negativos do advento e das relações entre saúde, jogos e neurociência.

O palco recebe ainda especialistas, cientistas, acadêmicos, artistas e empresários em mesas dedicadas aos estudos da neurociência voltados para tecnologias educacionais, a biologia do envelhecimento, reflexões sobre meditação no cotidiano urbano, bem como os avanços de pesquisas científicas nas áreas de arte e criatividade, cannabis, experiência espiritual e os tratamentos com psicodélicos para cognição e saúde mental.

House of Brands

Palco das marcas, do marketing, da mídia, da publicidade e propaganda, o House of Brands traz as principais tendências, cases e transformações da área, nas vozes de executivos de marketing e comunicação, criativos, publicitários, produtores de conteúdo, jornalistas, artistas, influencers e gamers.  

No painel “Te Dou um Dado”, André Vellozo, fundador & CEO da Drumwave, e Alexandre Cadena, diretor de vendas da Logan, dialogam sobre a questão do uso e da proteção de dados pessoais na internet e as possibilidades derivadas de sua análise pelas empresas.  

O papel das marcas no fomento à inclusão e diversidade social vem ganhando cada vez mais espaço nas pautas das empresas. Os painéis “Comunicação de Marca, Inclusão, Respeito e Diversidade” e “A Força da Criatividade Preta” abordam a temática com perspectivas distintas. 

A crescente demanda das marcas por ideias com senso de propósito e o avanço de pautas sociais como premissa para identificação vêm desafiando os criativos das agências. “Força da Criatividade Preta”, com participação de Ary Nogueira, sócio e diretor de criação da Agência Gana; Patricia Garrido, diretora de marketing do Nubank; e Raull Santiago, CEO e fundador da Brecha; se aprofunda na potência das mentes, das vozes e dos corações que criaram tantos ritmos e movimentos culturais, desta vez, para focar nas marcas e na importância de mensagens originárias e autênticas que se conectem com o público.  

Outros temas abordados no palco incluem “O Áudio no Centro do Conteúdo Original e Seu Poder na Construção de Narrativas”, “Neuromarketing e Padrões de Consumo”, “Construção de Cadeia de Valor”, “O Papel das Marcas em Mercados Fragmentados”, “O Marketing na Velocidade da Cultura”, “Branding Brasil: uma Reflexão sobre o que o Brasil Gera” e “Esporte: Renovação da Audiência e Novas Plataformas”.

Screening Room

Destinado ao universo do audiovisual, o Screening Room visa estimular a reflexão sobre o segmento a partir de temas como plataformas de streaming, alternativas de financiamento, propriedade intelectual e coprodução, entre outros.

Eduardo Gaspar, vice-presidente de criação da Endemol Shine Brasil; Elisa Chalfon, diretora de séries originais brasileiras de não ficção da Netflix; e Luisa Barbosa, diretora executiva de não ficção da Conspiração Filmes, se reúnem para discutir o potencial do mercado brasileiro em “Formatos Originais com Alcance Global”.

Na palestra “A Demanda da Audiência Brasileira em Múltiplas Janelas”, Adriana Pascale, da Parrot Analytics, empresa que conecta criadores de conteúdo com consumidores, revela as últimas tendências de demanda no Brasil com a finalidade de colaborar nas escolhas estratégicas por parte de produtores e players do mercado de audiovisual. 

Também estão entre os destaques as mesas “Desenvolvimento e Produção de Obras de Ficção com Autenticidade”; “Showrunner ou Head Writer: Que Posição é Essa, Afinal?”; “Conteúdo Original Kids: o Desafio de Criar para os Nativos Digitais”; “O Futuro do Streaming”; “Novas Tecnologias” e “Audiovisual do Futuro”. 

New Frontier

O New Frontier traz o futuro para o presente, analisando quem está por trás das mais novas tecnologias e como essas mesmas tecnologias impactam a vida cotidiana e transformam o mundo como o conhecemos.

Dois painéis voltados a inovações de sustentabilidade na área de alimentos estão entre os destaques do palco. Em “Fazendas Urbanas: o Cultivo desde a Terra até os Telhados”, profissionais com diferentes perspectivas conversam sobre novas formas de se produzir em cidades grandes. Na outra mesa sobre o assunto, líderes de duas das maiores empresas do setor alimentício no Brasil e no mundo, Sergio Pinto, diretor de inovação da BRF, e Camille Lau, diretora de marketing da Seara, dividem o palco com dois empreendedores; Fabio Zukerman, presidente do Grupo Planta, e Marcelo Szpilman, diretor-presidente da Sustineri Piscis, para falar sobre as ações e tecnologias emergentes na indústria, alinhadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU e a busca por produtos mais saudáveis no prato dos brasileiros.

Na palestra “O Veículo do Futuro”, Ana Luiza Durães, da Eve Air Mobility, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do eVTOL, veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, fala do projeto e como o design e a criatividade podem ajudar a revolucionar a mobilidade aérea urbana.

A programação inclui ainda “Avatares: os Novos Influenciadores”; “Moda, Inovação Aberta e Sustentabilidade”; “A Ascensão do Venture Capital no Brasil”; “Deeptechs: Impacto, Tempo e Investimento para Transformar o Mundo”, entre outras mesas.  

CyberStage

O CyberStage pretende aproximar o público do universo digital paralelo. O palco vai dissecar a indústria de games e eSports, reunindo alguns dos principais nomes do segmento, além de se aprofundar em assuntos como VR, XR e AR, mídias imersivas, metaverso, criptomoedas, NFTs, entre outros.

Diretor global de desenvolvimento criativo da Meta, conglomerado que controla o Facebook, Instagram e Whatsapp, entre outras empresas do ramo de mídias sociais e tecnologia, o brasileiro Fabio Seidl está à frente do painel “O Futuro é Uma Página em Branco”, para falar sobre as infinitas possibilidades de futuro, que derivam da nossa capacidade e experimentação criativas, diante da nova jornada da ideia, a criatividade coletiva e a transformação de dados em inspiração e inovação, que são os três motores principais das mudanças para os próximos anos.

Um dos principais temas do mundo digital hoje, o mercado de NFTs é assunto no painel “Decodificando NFTs”. A advogada Julia Pazos e Thiago Valadares, CEO da NFMarket Agency, comentam sobre as expectativas do mercado, além das limitações e possibilidades de investimentos para esses ativos digitais. 

Soundbeats

O Soundbeats discute o show business da música com temas atuais e urgentes como streaming, lives, direito autoral, empresariamento, turnês e festivais.

O painel “Quando a Música Vira Investimento” abordará quem é quem no game da música. O vice-presidente da Downtown Music, Heli Del Moral, e a diretora administrativa da Ingroove Brasil, Cris Garcia, fazem um apanhado sobre as disputas milionárias que estão acontecendo no mercado no Brasil e no mundo.

No painel “Underground, Midstream, Mainstream: Mudando de Fase no Game da Música” serão abordadas as etapas da projeção de uma carreira artística: do underground, nichado e seleto, passando pelo midstream, o meio do caminho entre extremos, até chegar ao mainstream, o estágio mais comercializado, considerado o auge da popularidade e do sucesso. O produtor e compositor Pablo Bispo, Flávio Saturnino, CEO da POPline, e Monica Brandão, coordenadora de Conteúdo Musical do Multishow, Bis e Grupo Globo, discutem essas questões.

Além dos painéis, o Soundbeats recebe o PitchingShow, em que artistas e bandas se apresentam ao vivo no palco diante do público e de uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria.

Future U 

O Future U abordará temáticas e tendências sobre o futuro do trabalho, das empresas e da educação, com foco especial em idadismo, empreendedorismo, educação continuada, novas habilidades e profissões do futuro.

No painel “Tecnologias Assistivas: Inclusão e Autonomia”, pessoas portadoras de deficiência e profissionais da área demonstram como recursos de inclusão são ferramentas importantes e desmistificam a conversa sobre o tema.  

No painel “Talent Hunting: Trabalhar e Empreender na Era Prateada”, o escritor Alex Bretas, junto à fundadora do Sputnik, Mariana Achutti, e Rafael Cunha, sócio do Descomplica, conversam sobre novas perspectivas na busca por talentos para o mercado de trabalho. 

Mercado do Rio2C

Voltado à realização de negócios nos setores de audiovisual, inovação e música, a seção de mercado do Rio2C foi uma das grandes responsáveis pela movimentação de mais de R$ 250 milhões na última edição presencial.

Audiovisual

O evento terá este ano a participação de 208 players, incluindo mais de 30 empresas internacionais inéditas, e um número maior do que 300 executivos do mercado global em busca de novas parcerias para projetos originais nos segmentos de ficção, documentários/factual e kids, em diversos estágios de produção.

Embora a maioria dos encontros sejam presenciais, alguns players internacionais participarão virtualmente. Estão confirmados executivos de empresas de grandes players, como Warner Media, Red Bull Studios, Star+, Amazon Studios, Netflix, Globoplay, Discovery, Paris Filmes e Sony Pictures, Viacom International Studios e The Walt Disney Company, entre muitos outros. 

Você pode conferir a programação completa do Rio2C aqui.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.