O Prêmio Brasil Criativo anunciou os vencedores de sua quarta edição em cerimônia realizada no dia 24 de janeiro, em São Paulo. Entre os vencedores, o evento premiou o projeto paraense “Ava Amazônia – I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia”, vencedor da categoria “Audiovisual”.
O projeto “Ava Amazônia – I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia” é de Belém do Pará, e tem como objetivo fomentar a produção e a formação audiovisual indígena por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento.
Outros projetos do Norte também concorriam em diversas categorias do prêmio, como mostra matéria do Mercadizar, mas entre os nortistas o “Ava Amazônia” é o único vencedor.
O prêmio chegou em sua quarta edição como o principal reconhecimento aos empreendedores e negócios criativos brasileiros nas áreas de Arquitetura, Arte Urbana, Artesanato, Audiovisual, Criação de Conteúdo, Design, Games, Gastronomia, Moda, Música, Publicidade, Startups e Tecnologia, além da consagração especial para Líderes, Comunidades e Territórios Criativos. O reconhecimento é realizado pela World Creativity Organization (WCO), comunidade internacional que também promove o Dia Mundial da Criatividade, maior festival internacional colaborativo de criatividade do mundo.
A cerimônia de premiação contou com as apresentações do Bloco Afro Ilu Oba de Min e da cantora, atriz e ativista indígena Kaê Guajajara.
Veja a lista completa de vencedores
Arquitetura
Museu Judaico de São Paulo – São Paulo, SP – Projeto promove a salvaguarda e o uso educativo de patrimônio cultural, representado pelo templo Beth El, a primeira grande sinagoga da comunidade judaica de São Paulo.
Arte Urbana
Festival Concreto – Fortaleza, CE – Festival internacional de arte urbana, com eventos e intervenções.
Artesanato
Maravilhoso Mundo do Bordado Artístico – Conselheiro Lafaiete, MG – Fundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, a bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, de 89 anos, ministra cursos de bordado livre. Junto com suas alunas, produz coleções inspiradas em locais de Minas Gerais.
Audiovisual
Ava Amazônia – Belém, PA – O I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia fomenta a produção e formação audiovisual indígena por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento.
Criadores de conteúdo
Guia Negro – Guilherme Soares Dias – São Paulo, SP – Hub de conteúdo que incentiva que mais pessoas viajem e conheçam a história e a cultura negra.
Design
Olhe VoteMude – Natal, RN – Campanha criada pela Politize! para informar, educar e capacitar a população brasileira sobre as eleições e o que elas significam para o fortalecimento da democracia e o futuro do Brasil.
Game
Não Me Toca Seu Boboca – Teresópolis, RJ – Um jogo de tabuleiro que ensina educação sexual de forma lúdica, com informações sobre partes do corpo, limites e como buscar ajuda em casos de abuso ou violência sexual.
Gastronomia
Sabor de Coco/Indústria Eco Sustentável – Parnamirim, RN – Uma fábrica móvel sustentável, que utiliza energia solar (limpa) em sua produção de alimentos e busca o reaproveitamento de resíduos de grande impacto ambiental.
Moda
Marca Foz – São Paulo, SP – Marca de moda que aposta no artesanato tradicional, com produção permanente junto a quatro grupos produtivos em Alagoas, entre projetos pontuais que levam renda e capacitação técnica para as artesãs.
Música
Rádio Sucata – Mogi Mirim, SP – Projeto que fomenta o fazer criativo ligado ao artesanato musical em diversas classes sociais e faixas etárias, sobretudo em organizações sociais e culturais públicas e da sociedade civil.
Publicidade
Bamboo Stock – São Paulo, SP – Banco de vídeos que tem o objetivo de representar a diversidade do povo brasileiro, além de formar novos profissionais do audiovisual por meio do compartilhamento de conhecimento de forma gratuita.
Tecnologia
Smart Tour Brasil – Florianópolis, SC – Projeto de inovação tecnológica, inclusão social, cultural e digital, auxiliando o setor turístico e econômico das cidades e tornando o patrimônio acessível, com novas formas de vivenciar e ampliar o conhecimento sobre ele.
Lideranças criativas
Anderson Bosh – Campo Grande, MS – Criador de um movimento de moda e design que culminou na realização da 1ª Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul e entrou para o calendário cultural do estado.
Comunidades criativas
Bando de Teatro Olodum – Salvador, BA – O coletivo Bando de Teatro Olodum cumpre o importante papel de divulgar a produção de arte da cultura negra, organizando eventos, festivais e fóruns de performance negra.
Territórios criativos
Distrito Criativo de Porto Alegre – Porto Alegre, RS – Projeto que divulga e apoia economicamente os artistas e empreendedores de economia, valorizando e defendendo o patrimônio histórico, a memória e o patrimônio ambiental.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.