Poliany Rodrigues; 24/02/2025 às 14:08

Projeto ‘Miudezas’, da Menina Miúda Produções Artísticas, leva espetáculo e oficina de teatro de rua às escolas de Manaus

Ao todo, cinco escolas públicas da capital amazonense devem receber o projeto. Aproximadamente 250 alunos serão contemplados

Com a proposta de levar o teatro de rua para o coração das comunidades periféricas de Manaus, a Menina Miúda Produções Artísticas iniciou o projeto “Miudezas: Circulação e Oficina Teatral”, com atividades que seguirão até a próxima quinta-feira (27), percorrendo cinco escolas da capital amazonense. A iniciativa inclui apresentações gratuitas do espetáculo “Menina Miúda” nas escolas públicas do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, seguidas por oficinas de teatro de rua. O objetivo é proporcionar às crianças o contato com a arte e a oportunidade de explorar sua própria criatividade e expressão artística.

Foto: Ana Camargo

O espetáculo “Menina Miúda” conta com os personagens Zé e Constância, interpretados pelo diretor da companhia, Cairo Vasconcelos, e pela atriz Pabi Xavier. No enredo da peça, Zé utiliza artifícios como lábia, imaginação, presentes e até uma poesia inusitada para conquistar o coração de Constância, que não se rende a ele com facilidade. A obra existe há 5 anos e passou por diversas reestruturações e adaptações para ser apresentada em diferentes lugares, desde teatros fechados até espaços abertos. O projeto foi contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

“Nesse formato de rua, a cenografia inclui grandes tapetes, sombrinhas personalizadas e inspiradas no barroco brasileiro, além de bancos caracterizados por meio da técnica de ‘decoupage’ — uma técnica artesanal que consiste em colar recortes de papel, tecido ou outros materiais em superfícies. O figurino e os acessórios foram elaborados pela figurinista premiada Dione Maciel, que explorou a riqueza das cores terrosas com dourado e a estética do sertão nordestino, fugindo dos clichês de representação dessa região”, complementou Cairo.

Capacitação

Além das apresentações, o projeto oferecerá oficinas de teatro de rua para 250 crianças, proporcionando um contato prático com as artes cênicas e incentivando o desenvolvimento de habilidades criativas. 

“A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura, especialmente entre crianças de baixa renda, promovendo a formação artística desde cedo e despertando o interesse pelo teatro de rua como uma poderosa forma de expressão e empoderamento social. Através das atividades propostas, o projeto visa impactar a autoestima e a criatividade das crianças, estimulando o protagonismo infantil e fortalecendo o vínculo delas com suas próprias histórias e comunidades”, afirmou Vasconcelos.

A “Oficina de Teatro de Rua para Crianças”, facilitada por Cairo Vasconcelos, terá duração de 50 minutos em cada uma das escolas por onde o projeto passará, acontecendo logo após a apresentação do espetáculo. O principal objetivo do workshop é introduzir os estudantes ao universo do teatro de rua, estimulando a criatividade, a expressão corporal e o trabalho em grupo por meio de jogos teatrais e brincadeiras que valorizam a ludicidade e a comunicação. 

“A metodologia do workshop é baseada em dinâmicas lúdicas e colaborativas que incentivam a participação ativa das crianças, respeitando o ritmo e o tempo de cada uma. O teatro de rua é apresentado como uma prática artística acessível e divertida, que estimula a criatividade, a interação com o espaço e o fortalecimento dos laços entre o grupo”, explicou o diretor.

Origem

O projeto “Miudezas” surgiu a partir da vivência de duas circulações da Menina Miúda Produções Artísticas com o espetáculo “Menina Miúda em Cidade Grande”, comentou Cairo. 

“Eu, enquanto diretor da produtora, observei a importância de projetos nas escolas de Manaus e como os professores e alunos pediam por isso. Realizei a circulação do espetáculo de teatro lambe-lambe chamado ‘Amélia’, levando uma linguagem teatral diferente do convencional para os alunos, e eles adoraram. Já a circulação que realizamos com o espetáculo ‘Menina Miúda’ em 2022, realizamos apresentações nas periferias de Manaus com 10 apresentações”, explicou ele.

Ainda segundo Vasconcelos, levar o teatro para as escolas democratiza o acesso à cultura, especialmente nas comunidades periféricas, onde os eventos culturais são limitados. 

“Acredito que isso desperta o interesse pelas artes nos estudantes. Isso também mostra como o teatro pode ser uma ferramenta pedagógica poderosa para a integração de diversas disciplinas: numa peça de teatro podemos ter História, Língua Portuguesa, Ciências, Matemática, entre outras matérias que os professores podem trabalhar após as apresentações. Isso facilita o aprendizado de forma lúdica e interativa, principalmente nos tempos atuais de excesso de tela”, ponderou ele.

Programação nas escolas

24.02 (Segunda-feira)
• Horário: 14h
• Local: Escola Estadual Ângelo Ramazzotti
Endereço: Praça Nossa Senhora de Nazaré, s/n, Adrianópolis, Manaus – AM, 69057-450
Professor Responsável: Daniel Ferrat

25.02 (Terça-feira)
• Horário: 14h
• Local: CETI – Marquês de Santa Cruz
Endereço: Rua Virgílio Ramos, s/n – São Raimundo, Manaus-AM
Professor Responsável: Paulo Queiroz

26.02 (Quarta-feira)
• Horário: 14h
• Local: IV CMPM – Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga
Endereço: R. dos Açaizeiros – Gilberto Mestrinho, Manaus – AM
Professora Responsável: Aline Vasconcelos

27.02 (Quinta-feira)
• Horário: 14h
• Local: Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva
Endereço: Av. Peixe Cavalo – Tarumã Açu, Manaus – AM, 69023-000
Professora Responsável: Amanda Magaiver

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.