A produção e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um momento muito importante para qualquer estudante. Na área da comunicação, os finalistas podem desenvolver produtos sobre o que pretendem estudar, como manuais, podcasts e até mesmo documentários. No curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), este ano, Kevin Moraes escolheu produzir um documentário sobre uma de suas ídolas musicais, a cantora, compositora e produtora canadense Alanis Morissette.
Composto por quatro episódios, o documentário The Couch levou dois anos para ficar pronto. A série nasceu como um projeto de TCC que o jornalista Kevin apresentou sob orientação das Profs. Dras. Cristiane de Lima Barbosa e Ivânia Maria Caneiro Vieira; e Camila Leite de Araújo, que fez parte da banca examinadora. Uma versão estendida apenas com depoimentos que Alanis concedeu ao longo da carreira está disponível no canal da produtora Na Estrada Films no YouTube, com legendas em português. O vídeo não tem fins lucrativos.
The Couch funciona como um grande recorte. A história é contada por meio da voz da própria Alanis, incluindo em sua maioria arquivos e depoimentos que não tiveram grande repercussão na internet, pontos considerados pelo estudante como essenciais para entender o discurso da artista, especialmente tudo o que veio após o auge do sucesso.
O documentário foi construído como se fosse uma conversa, às vezes dela com o telespectador, às vezes com si mesma. Partindo da mesma premissa, as canções da canadense também são parte da narrativa em certos trechos, na perspectiva do olhar de Alanis ou dos fãs. Já o título é uma referência às composições autobiográficas de Alanis, que parece estar sempre em um divã no estúdio e no palco. The Couch é também o nome de uma faixa que ela lançou em 1998.
Os episódios trazem ainda momentos de várias fases da carreira, como shows no Brasil e imagens das gravações dos álbuns. Os capítulos detalham a trajetória de Alanis, quem ela é como performer e o processo criativo de seus discos, que resultou em músicas com grande impacto mundial, ultrapassando a barreira do idioma.
Exercendo maior cuidado com a “exploração da alma” ao escrever, Alanis explica que precisou aplicar a mesma força e coragem de suas letras em situações do cotidiano.
Assista aos episódios:
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.