Produções jornalísticas de Manaus e Belém estão entre os finalistas do 47° Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Nesta edição, foram 469 projetos inscritos nas categorias: Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem.
A região Norte se destaca na categoria “Fotografia” com “Quando o coronavírus não se vai: as memórias do Horror que Manaus viveu durante a pandemia” de Raphael Alves pela Agência EFE (Manaus/AM), na categoria “Produção Jornalística em Áudio” com projeto de Vinicius Sassine pela Folha de S. Paulo (Belém/PA) e na categoria “Produção Jornalística em Multimídia” com projeto de Anderson Araújo e equipe, e Emerson da Costa Coelho Júnior pelo Diário do Pará Online (Belém/PA).

Desde a primeira edição, concedida em 1979, a premiação busca homenagear personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos básicos e contribuem para o direito de expressão e informação. O evento também celebra a vida e obra do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura civil-militar no dia 25 de outubro de 1975, nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo.
No marco dos 50 anos do assassinato de Vlado, os organizadores instituíram a Categoria EXTRA, para premiar produções focadas na Defesa da Democracia, com etapa de avaliação única entre 29 de setembro e 7 de outubro. Os vencedores das sete categorias tradicionais de premiação e da Categoria EXTRA são divulgados no dia 7 de outubro, das 14h às 18h, em sessão pública com transmissão ao vivo pelo Canal do Prêmio no Youtube.
Confira as produções nortistas que estão entre os finalistas
- Categoria Fotografia
Raphael Alves
“Quando o coronavírus nãos se vai: as memória do Horror que Manaus viveu durante a pandemia”
Agência EFE | Manaus/AM
Confira o projeto finalista: https://inscricoes.premiovladimirherzog.org/uploads/2025/05/quando-o-coronavirus-naos-e-vai-as-memoria-do-horror-que-manaus-viveu-durante-a-pandemia.pdf

- Categoria Produção Jornalística em Áudio
Vinicius Sassine e equipe
Raphael Concli + Daniel Castro + Gustavo Simon + Magê Flores
“Dois Mundos” – 1º episódio
Folha de S. Paulo | Belém/PA
Confira o projeto finalista: https://open.spotify.com/episode/33evKSTIJpfONMyMDs7mmL?si=28c3cc8db0144871&nd=1&dlsi=b9c9166c57824304

- Categoria Produção Jornalística em Multimídia
Anderson Araújo e equipe
Emerson Da Costa Coelho Júnior
“Memória, Verdade & Ditadura: as vítimas quase esquecidas de uma história que não acabou”
DOL – Diário do Pará Online | Belém do Pará/PA
Confira o projeto finalista: https://inscricoes.premiovladimirherzog.org/uploads/2025/05/memoria-verdade-ditadura-as-vitimas-quase-esquecidas-de-uma-historia-que-nao-acabou1.pdf

Na histórica edição de 45 anos, em 2023, a premiação passou a ser organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo.
A entidade reúne 18 instituições da sociedade civil, além da família Herzog: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); Artigo 19; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Geledés; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Instituto Vladimir Herzog, Instituto Socioambiental (ISA); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e União Brasileira de Escritores (UBE).
Um arco de alianças formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Teatro da PUC, TV PUC, Pryzant Design, CDI Comunicação e OBORÉ atua como parceiros realizadores.
O 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos tem o patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.