O Prêmio ABDE de Jornalismo, com inscrições abertas até 30 de setembro,exige que candidatos atentem aos critérios que serão analisados. Além da temática central que é “O impacto do Sistema Nacional de Fomento nos desafios globais e nacionais”, é necessário observar os Critérios da Notícia. Os vencedores receberão valores que variam entre R$3 mil e R$17 mil, conforme a categoria inscrita, que inclui matérias em texto, áudio e vídeo.
De acordo com o edital, os trabalhos devem ser apreciados pelos jurados levando em consideração as pautas e com base na excelência do jornalismo. Devem contar critérios gerais como relevância do conteúdo da notícia, escrita, produção, impacto e benefício público, ética, originalidade, inovação e criatividade. Também é importante considerar os recursos disponíveis e os esforços desenvolvidos para a elaboração do trabalho.
Para a categoria Jornalismo em Texto, serão avaliados a relevância do conteúdo da notícia, qualidade de texto, benefício público, fontes de informações, originalidade, inovação e criatividade, além de comunicação acessível.
Em Jornalismo em Vídeo, é preciso se atentar à relevância do conteúdo da notícia, qualidade da narrativa, qualidade estética, fontes de informações, originalidade, inovação e criatividade e comunicação acessível.
Para as notícias em Áudio, é importante atender à relevância do conteúdo da notícia, a qualidade da narrativa, qualidade estética, fontes de informações e originalidade, inovação e criatividade.
As inscrições para o prêmio podem ser feitas no site abde.org.br, onde estará disponível a versão online do regulamento.
Acesse o edital na íntegra.
Sobre o SNF e o Prêmio ABDE
O Sistema Nacional de Fomento (SNF) é responsável por 45% do mercado creditício brasileiro e 74% dos investimentos de longo prazo. Composto por 34 instituições – entre bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento, agências de fomento, bancos comerciais estaduais, bancos cooperativos, além da Finep e do Sebrae, o SNF atua, especialmente, em setores e segmentos prioritários para o desenvolvimento sustentável do país, como o financiamento à infraestrutura, à inovação, ao agronegócio, ao setor público e ao apoio às micro, pequenas e médias empresas.
A Associação Brasileira de Desenvolvimento, como representante do Sistema Nacional de Fomento, trabalha na disseminação desses exercícios e no aprimoramento da atuação de seus associados, se atentando aos desafios das mudanças climáticas, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das alterações tributárias, das inovações e das disponibilidades de recursos.
Além de valorizar o papel da imprensa, o intuito é ampliar o reconhecimento do SNF como pilar do desenvolvimento econômico e social do país, de forma sustentável, por meio da produção de conteúdo, incentivando o jornalismo profissional e qualificado. O concurso é realizado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.