O podcast “Elas na Ciência” apresenta histórias de mulheres cientistas amazonenses em 10 episódios, que serão exibidos até agosto de 2024. A estreia ocorreu na última quarta-feira, 31 de janeiro, nas plataformas digitais do projeto e do Portal Edilene Mafra. O primeiro episódio traz uma conversa sobre a vida e a carreira da doutora Iraildes Caldas Torres, pesquisadora que é referência em estudos sobre gênero.
Os episódios têm formato de bate-papo, com duração de 30 minutos, e contam com a apresentação das pesquisadoras e professoras Inara Costa e Edilene Mafra. O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do “Programa Empreendedorismo Feminino”.
Projeto ‘Elas na Ciência’
O projeto “Elas na Ciência – Pesquisadoras e Empreendedoras conectadas pela Ciência e Tecnologia na Amazônia” aborda os perfis das pesquisadoras que se destacam no Amazonas, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo serão exibidos 10 episódios, a serem lançados até agosto de 2024, sendo duas edições especiais.
A coordenadora do “Elas na Ciência”, Inara Costa, destaca a inovação do projeto e como surgiu a ideia de associar as temáticas aos ODSs da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A proposta é divulgar pesquisas científicas desenvolvidas na Amazônia que estão alinhadas aos ODSs, dando maior visibilidade para o trabalho das mulheres cientistas. Para isso, o podcast foi a melhor alternativa por ser de baixo custo, de grande alcance na internet, num formato de uma conversa descontraída”, afirmou.
Edilene Mafra, parceira no projeto, comemora a criação de um espaço na mídia para que o público conheça as pesquisadoras que contribuem com o desenvolvimento da Ciência na Amazônia.
“A gente que está mais perto da universidade tem noção do nível intelectual e profissional das pesquisadoras do Amazonas, e com o Podcast ‘Elas na Ciência’, o público também terá uma ótima oportunidade conhecer essas mulheres brilhantes e se inspirar com suas histórias de vida”, reforçou.
O “Elas na Ciência” é realizado em parceria com o Portal Edilene Mafra, plataforma especializada em cultura amazônica, que disponibilizará o conteúdo multimídia do projeto. A equipe ainda é composta pelas pesquisadoras Cristiane Barbosa, Manuella Dantas e Mayane Batista, que assinam a pesquisa e a produção dos podcasts.
Primeiro episódio
No primeiro episódio, a entrevistada é a doutora Iraildes Caldas Torres, professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisadora é conhecida pelos estudos em “Gênero”, “Manifestações Simbólicas”, “Movimentos e Práticas Sociais na Amazônia”.
Durante a entrevista, são abordadas temáticas relacionadas aos ODSs: Gênero (5) e Igualdade, Energia Renováveis (7) e Cidades e Comunidades Sustentáveis (11). Iraildes Caldas conta detalhes sobre o início da carreira como pesquisadora e incentiva outras mulheres a realizarem pesquisas na Amazônia.
Os episódios ficarão disponíveis no canal no Youtube, e em uma seção especial no Portal Edilene Mafra.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram.
Apresentadoras
Inara Regina Costa, coordenadora do projeto, é graduada em Relações Públicas (Ufam), tem mestrado em Engenharia de Produção (Ufam) e doutorado em Administração (UFMG). Atua como professora na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam) e desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação Pública da Ciência e Comunicação Organizacional.
Edilene Mafra, parceira no projeto, é graduada em Jornalismo (Ufam) e Rádio e TV (Uninorte), tem mestrado em Ciências da Comunicação (Ufam) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam). Atua como diretora-executiva no portal homônimo, professora de Jornalismo (FIC/Ufam) e apresentadora na CBN Amazônia (Manaus).
Ficha técnica
Pesquisa: Cristiane de Lima Barbosa e Manuella Dantas
Produção e roteiro: Mayane Batista
Cinegrafia e edição de imagens: Gabriel Alves
Câmera de estúdio: David Simplício
Direção de TV: Klinger Almeida
Direção: Edilene Mafra
Coordenação geral: Inara Costa
Estúdio de transmissão: Amazon Livestream
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.