Isabella Botelho; 20/06/2022 às 09:30

Pinterest incentiva pessoas a serem quem quiserem com campanha “Nosso lugar é aqui”

Relatório da plataforma mostra que pesquisas relacionadas ao Orgulho LGBT têm aumentado

Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+, o Pinterest, plataforma de compartilhamento de imagens, divulgou insights de dados relacionados à comunidade LGBTQIA+ e o que gostam de consumir na rede social. De acordo com a empresa, os resultados mostram que o Pinterest é um lugar onde as pessoas podem ser elas mesmas, criar relacionamentos e se sentir parte de uma comunidade. 

Diante disso, quando as pessoas passarem a pesquisar globalmente termos relacionados a “Orgulho” no Pinterest, elas verão uma página de destino em Inspiração do dia com o tema da campanha deste ano, “Nosso lugar é aqui”. Essa página as levará a pins e artigos relacionados ao tema. 

Foto: Divulgação/Pinterest

Insights 

As pesquisas globais sobre expressão de gênero, em busca de apoio e acolhimento na comunidade, estão aumentando no Pinterest. As pesquisas por “identidade de gênero” aumentaram 55%, por “estética de gênero fluido” foram 2x mais altas e por “bandeira de gênero fluido” aumentaram 50% só no ano passado. 

As pessoas também entram no Pinterest para celebrar momentos e fazer pesquisas sobre “sessão de fotos do eu assumi”, que aumentaram mais de 44%, e “festa do eu assumi”, que aumentaram mais de 67%. O relatório de 2022 do Pinterest Predicts revelou que a tendência “muito além do aniversário” estará em alta este ano. Os usuários querem mostrar todo o seu apoio à comunidade com pesquisas cada vez mais frequentes por “apoio LGBT”, tendo aumentado em quatro vezes, e “simpatizante LGBT”, mostrando um aumento de mais de 75%, enquanto as pesquisas por “comunidade LGBT” aumentaram cerca de 60%.

Cartazes e bandeiras também são ótimos para mostrar todo o apoio durante o Mês do Orgulho. As pesquisas por “bandeiras LGBTQIA+” aumentaram duas vezes, “design de cartazes LGBT” aumentaram sete vezes, enquanto as pesquisas por “bandeira genderqueer” cresceram mais de 80%. 

O Pinterest expandiu o Fundo para Criadores de Conteúdo para dois novos países, Brasil e Reino Unido, oferecendo a mais criadores de conteúdo da comunidade LGBTQIA+ a oportunidade de crescer, se conectar e ter sucesso na rede social. 

Para ter a certeza de que a criatividade dos criadores de conteúdo LGBTQIA+ tenha o destaque que merece, o Fundo para Criadores de Conteúdo vai reduzir as barreiras de entrada para que eles consigam alcançar novos públicos no Pinterest. Além disso, disponibilizará recursos que trarão ainda mais criatividade à plataforma. Durante o treinamento, os criadores de conteúdo vão descobrir quais são as pesquisas mais atuais e relevantes para seus usuários, como as de “cabelo de arco-íris” (aumento de 3x) ou “ideias de maquiagem LGBTQIA+”, com o aumento de 2x. O objetivo do Fundo para Criadores de Conteúdo é promover os talentos por meio de apoio financeiro e educacional. 

No primeiro momento, o Brasil combinará criadores das categorias de gastronomia, beleza, moda e decoração, enquanto o Reino Unido se concentrará nos criadores de conteúdo de moda e beleza.

A educação é uma categoria muito importante no Pinterest e, como os usuários gostam de se planejar, a plataforma vê esse comportamento aumentando ano após ano. As pesquisas por “lista de filmes LGBT” e “histórias LGBT” aumentaram mais de 90%, demonstrando como as pessoas estão ansiosas para se informar melhor sobre a comunidade. 

O conteúdo de criadores e de marca é uma ótima maneira de descobrir o que há de melhor no Pinterest, incluindo tutoriais ou vídeos instrutivos. Na nova campanha “Somebody needs you”, o criador de conteúdo do Pinterest, David Lovric, não teve medo de mostrar às pessoas que os meninos também podem usar maquiagem. Ele mostra à comunidade novas tendências e técnicas de maquiagem. 

Durante todo o mês de junho, criadores de conteúdo de vários países, como Brasil, EUA, França e Alemanha, entre outros, vão inspirar as pessoas na plataforma através da PinTV, Creator Originals, Shopping Spotlights e muito mais, para compartilhar como estão celebrando o Mês do Orgulho, fazendo a defesa de várias questões importantes para a comunidade e cultivando um senso de pertencimento. 

No Brasil, Tchelo Gomez criará conteúdos originais para falar, entre outros tópicos, da importância de se sentir pertencente, de como criar espaços seguros para a comunidade e de celebrar a vida e quem somos de verdade, entre outros temas. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.