No último domingo, 7 de janeiro, o documentário brasileiro “O Território”, filmado em Rondônia, foi premiado durante a 75ª edição do Emmy Awards, considerado uma das premiações mais importantes da televisão mundial.
The Dream Team Extraordinaire ✨ #75thEmmys #Emmys https://t.co/iVsZcOUf7m pic.twitter.com/oNGKuPmBSw
— Television Academy (@TelevisionAcad) January 8, 2024
O documentário venceu na categoria “Mérito Excepcional em Documentário”. O longa concorria também em outras duas categorias: “Cinematografia excelente para um programa de não-ficção” e “Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção”.
“O Território” tem como protagonistas o fotógrafo, comunicador e líder indígena Bitaté Uru-Eu-Wau-Wau e a indigenista acreana Ivaneide Bandeira Cardozo. Conforme afirma Bitaté, no grupo responsável pelo filme estão os primeiros indígenas da Amazônia a ganhar um Emmy.
Filmado na Terra Indígena do Povo Uru-Eu-Wau-Wau, o documentário apresenta a luta dos povos indígenas da região em defesa de suas terras e direitos, além de abordar a defesa contra problemas enfrentados pelos povos originários em seus territórios como queimadas, grilagem, violência, invasões, exploração de garimpo ilegal e desmatamento.
Outro ponto apresentado aos espectadores da obra é a morte de Ari Uru-Eu-Wau-Wau, professor e ativista indígena morto em abril de 2020.
Além dos protagonistas, outras personalidades nortistas envolvidas com a obra são a ativista indígena Txai Suruí, que assina a produção executiva de “O Território”, e Tangãi Uru-Eu-Wau-Wau que assina a cinematografia.
O filme da National Geografic Documentary Films, está disponível na Disney+. O filme foi dirigido por Alex Pritz, e produzido por Darren Aronofsky, Sigrid Dyekjær, Will N. Miller, Gabriel Uchida, Lizzie Gillett.
Além de ter vencido o Emmy Awards, “O Território” também foi destaque no Festival de Cinema de Sundance de 2022 ao vencer as categorias de Prêmio do Público (World Cinema – Documentary) e Prêmio Especial do Júri (Documentary Craft).
Confira o trailer de ‘O Território’
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.