Isabella Botelho; 12/04/2023 às 16:30

NWB apresenta estudo inédito sobre o futebol feminino

Estudo revela dados sobre incentivo e a representatividade no futebol feminino

A NWB, content tech do Grupo SBF, apresenta estudo inédito sobre a representatividade feminina no futebol no lançamento do Sports Innovation no Rio2C. As empresas, que formaram parceria para criar o primeiro summit do segmento no evento, introduziram uma programação com mulheres representadas nos palcos para debaterem diversos temas do nicho esportivo.

Alavancado pelo mundial de futebol feminino, a content tech traz ao público o estudo “Futebol Feminino e os Efeitos da Representatividade no Esporte”, que surgiu da necessidade de entender mais a comunidade feminina da NWB. A partir disso, foi aplicada uma pesquisa qualitativa nas redes sociais da marca de conteúdo Passa a Bola, das apresentadoras Luana Maluf e Alê Xavier, para captar histórias de meninas e mulheres relacionadas ao futebol desde a infância até os dias atuais. 

Com mais de 350 respostas, o estudo explora a atuação das mulheres dentro e fora de campo, revisita fatos históricos do gênero com o esporte, apresenta grandes acontecimentos, correlaciona cases de marcas, além de cruzamento de dados sobre o sentimento do público em relação à temática. A análise conclui, entre outros pontos, que mesmo com o incentivo recebido na infância, não é possível ser sustentado na fase adulta, pois na sociedade atual ainda existe falta de representatividade, de investimento e descrença com a modalidade, mesmo que existam avanços, e esforços grandiosos de empresas, criadores de conteúdo e a mídia para mudar o cenário.

“Colocar o holofote no tema do futebol feminino é importante para a NWB como criadora de conteúdo esportivo. Queremos gerar conversa e criar acessos, colaborando com a construção de um pensamento de mercado cada vez mais inclusivo e plural. É necessário trazer a perspectiva de mulheres sobre como não foram incentivadas a prática, a represália que sofrem por gostar do esporte, a dúvida sobre o amor a um time e diversos momentos em que meninas parecem não ter direito de jogar ou torcer”, conta Vanessa Costa, gerente executiva de marketing da NWB.

O estudo completo pode ser acessado aqui.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.