Tuane Silva; 03/05/2022 às 11:00

Nova campanha da Dove com mães e filhas alerta sobre influenciadores tóxicos 

Conselhos de beleza problemáticos postados em redes sociais foram colocados na boca das mães usando a tecnologia deepfake

A nova campanha Dove leva pares de mães e filhas adolescentes e visa abrir os olhos das mães para o tipo de conteúdo que as filhas estão consumindo na internet. No filme em estilo documentário, dirigido por Henry-Alex Rubin, do Smuggler, as mães e filhas se sentam para, aparentemente, assistir a alguns clipes de influenciadores. As meninas começam alegando que as mídias sociais tiveram um impacto positivo sobre elas, mas então o filme começa a rolar.

De repente, as mães veem imagens de si mesmas falando, mas as palavras que saem de suas bocas são as de influenciadores dando conselhos de beleza “tóxicos”, como usar Botox, realizar peelings químicos, fazer dietas extremas e preenchimento labial e, o mais chocante, lixar os dentes com uma lixa de unha.

 

As palavras dos influenciadores foram colocadas na boca das mães com a tecnologia deepfake, usando imagens das sessões de elenco. “Cada palavra que foi roteirizada veio de conteúdo social real”, disse Daniel Fisher, diretor executivo global de criação da Unilever e projetos especiais da Ogilvy, em entrevista ao Ad Age. Segundo ele:

“Essas garotas ficam deitadas na cama à noite ouvindo essas coisas e é chocante. A ideia é mostrar para as mães que você não falaria com sua filha assim, mas outras pessoas sim. Dove não está declarando guerra a influenciadores ou redes sociais. Usamos influenciadores responsáveis, mas queremos mostrar que existem influenciadores como esses.”

O filme, que foi criado pela equipe global da Unilever da Ogilvy com contribuições dos EUA, Reino Unido e Suécia, faz parte de uma campanha mais ampla chamada “#DetoxYourFeed”. A Dove também está fornecendo recursos adicionais para mudar a forma como pais e adolescentes pensam e falam sobre beleza, incluindo um workshop entre pais e filhos.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.