Celebrado em 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma das datas mais importantes para valorizar e refletir a urgência por direitos e garantias de condições dignas para os povos originários, além do combate ao preconceito. No TikTok, a hashtag #PovosIndigenas já conta com mais de 93 milhões de visualizações, e cada dia surgem mais criadores contando sobre a rotina na aldeia, tradições que seguem e as lutas que enfrentam, sendo uma ótima ferramenta para os usuários da rede social se engajarem e saberem mais a respeito da cultura que faz parte do DNA do Brasil.
No TikTok os criadores indígenas mostram festas tradicionais, encontro dos grandes líderes das aldeias, pinturas sagradas, histórias de terror, escolas e diversos outros temas que ajudam a entender um pouco da rotina e cultura dos Povos Originários. Para conhecer melhor esses criadores, a plataforma indica os seguintes perfis para acompanhar:
- @daldeiaoficial: Daldeia criou intimidade com os seguidores e faz diversos vídeos respondendo a perguntas de forma irônica. Também mostra a rotina da colheita de mandioca e os costumes de seu povo.
- thaynaa_wapichana: Thayna mostra o dia a dia de uma indígena e compartilha em detalhes com os seguidores o Centro Makunauma, área indígena em Roraima.
- @okaritiana: Tiago publica conteúdos sobre a cultura de seu povo, histórias de terror indígena e pinturas corporais, além de participar de várias trends famosas do TikTok.
- @cristianwariu: Wari’u compartilha como é ser indígena na atualidade, traz engajamento sobre temas como o dia da sobrecarga da Terra e por que o uso da palavra ‘índio’ é pejorativo, e fala sobre outros assuntos importantes para que as pessoas tenham mais conhecimento sobre os Povos Originários.
- @_g.u.e.d.e.z: Pataxó Xohãhi tem um conteúdo variado que vai desde seguir as trends do momento no TikTok até fazer brincadeira com o que as pessoas podem pensar de um indígena, além de mostrar algumas tradições — como furar a boca — e o significado das pinturas dos Pataxós.
- @wyrataimiraguajajara: Wyrataimira é da terra indígena Araribóia e mostra, por exemplo, o ritual de passagem menina-moça do povo Guajajara, seu processo ensinando as crianças a falarem a língua Guajajara e a preparação para o rito de passagem masculino.
- @romanawaiapi: Romanan tira as dúvidas dos seguidores com vídeos muitas vezes irônicos e divertidos, explicando sobre casamentos e rituais, e também ensina a fazer a ‘tinta’ de urucum e a maquiagem indígena.
- @ozielticuna: O perfil de Oziel é focado na cultura indígena e nos povos indígenas Ticuna, mostrando o Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas e também as tradições do seu povo.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.