O Movimento Tech é uma parceria entre empresas, entre elas o iFood e a XP, para levantar, até 2025, R$ 100 milhões para investir em projetos que aceleram a capacitação e a empregabilidade na área de tecnologia.
Em entrevista ao podcast “Abrindo a Cozinha”, da Rádio BandNews FM, a head de educação do iFood, Luanna Luna, falou sobre as conquistas e os desafios do Movimento Tech.
Luanna explica que a meta do movimento é combater um cenário de ausência de profissionais qualificados em tecnologia, o chamado apagão tecnológico. O projeto coordena esforços para dar mais escala às ações por meio da inteligência coletiva, otimizando os investimentos dos parceiros envolvidos no projeto e acelerando o seu crescimento.
Luanna ressalta que a pandemia de covid-19 acelerou o processo de digitalização e aumentou a demanda por profissionais com conhecimentos em tecnologia.
“Dados do Fórum Econômico Mundial mostram que 70% da economia vão vir de plataformas digitais”, disse Luanna ao podcast. “Não tem como seguirmos para um mundo do futuro, que já é presente, se não investirmos na capacitação das pessoas. É a isso que o Movimento Tech se propõe.”
O desenvolvimento das pessoas para o mercado de tecnologia envolve uma jornada que inicia na educação básica e vai até a formação para a empregabilidade. Iniciativas como o Movimento Tech precisam atuar ao longo de todo esse caminho de qualificação.
Entre os esforços do projeto em educação básica, Luanna citou a Maratona Tech, voltada para estudantes do 9º ano do ensino médio. Na competição, “eles têm acesso, de forma lúdica, ao universo da tecnologia, e passam a entender que esse caminho pode ser para eles”.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.