Thaís Andrade; 02/02/2023 às 09:38

Morre a jornalista Glória Maria

Ícone do jornalismo nacional, Glória Maria deixou sua marca no modo de se comunicar e exercer a profissão com maestria

O jornalismo perdeu nesta quinta-feira, 2, um dos maiores nomes da TV brasileira. A apresentadora e jornalista Glória Maria faleceu no Rio de Janeiro. Ícone do jornalismo nacional, Glória Maria estava afastada da profissão por causa de cuidados com a saúde. 

“Em 2019, Glória foi diagnosticada com um câncer de pulmão, tratado com sucesso com imunoterapia, e metástase no cérebro, tratada cirurgicamente – inicialmente também com êxito. Em meados do ano passado, a jornalista iniciou uma nova fase do tratamento para combater novas metástases cerebrais que, infelizmente, deixou de fazer efeito nos últimos dias”, relatou a TV Globo, na qual Glória exercia sua profissão, em nota oficial.

Foto: Tasso Marcelo/Estadão Conteúdo/Arquivo

Glória Maria Matta da Silva nasceu em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, Glória se formou em jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Sua carreira teve início em 1970, e foi marcada por pioneirismos, entrevistas com grandes personalidades e visitas a lugares exóticos, e pelo carisma e profissionalismo inerentes a Glória.

Glória Maria foi a primeira repórter negra a estrear e se destacar na televisão brasileira. Também foi a primeira repórter a entrar ao vivo na primeira matéria a cores do “Jornal Nacional”, em 1977. Depois, foi âncora de programas como “RJTV”, “Jornal Hoje”, “Bom Dia Rio”, “Fantástico” e “Globo Repórter”. O pioneirismo veio também em 2007, na ocasião em que, junto com o repórter cinematográfico Lúcio Rodrigues, fez a primeira transmissão em HD na TV brasileira, que se tratava de uma reportagem para o “Fantástico”.

Entre os entrevistados que marcaram sua carreira estão Harrison Ford, Nicole Kidman, Leonardo DiCaprio, Madonna e o rei do pop Michael Jackson, que chegou a dar um beijo no rosto de Glória Maria durante uma entrevista feita no Brasil.

Além disso, a profissão levou a apresentadora a mais de cem países. Contar histórias e mostrar diferentes culturas e lugares exóticos fazia parte da rotina de trabalho de Glória, que com reportagens especiais levou às telas suas aventuras ao redor do mundo. 

Outras coberturas históricas que se destacam são, segundo o Jornal O Globo, a Guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998).

Com toda sua trajetória na TV e no jornalismo brasileiro, Glória Maria deixou sua marca no modo de se comunicar e exercer a profissão com maestria.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.