Alexandre Rocha, Diretor Comercial do Grupo Norte de Comunicação, é um dos profissionais que integram a lista “Top 100 Gestores de 2023”, recém divulgada pela iniciativa Amigos do Mercado, projeto que busca dar reconhecimento a profissionais da área da comunicação e publicidade no âmbito nacional.
Os 100 nomes são selecionados pelos membros da comunidade Amigos do Mercado, composta por mais de 60 mil profissionais que puderam, individualmente, escolher até 12 líderes divididos nas categorias: profissionais de agências de publicidade, mercado anunciante, veículos de comunicação e empresas ou entidades relacionadas ao mercado. Ao todo, 807 nomes foram indicados a fazer parte da lista final, publicada pela revista Exame.
Os profissionais que integram a lista continuarão trocando experiências, e caberá ao grupo indicar os 160 finalistas do próximo Prêmio Amigos do Mercado, marcado para acontecer no dia 28 de novembro.
Alexandre Rocha, que teve seu trabalho no Grupo Norte de Comunicação reconhecido no mercado profissional nacional ao integrar a lista, tem formação em Gestão Comercial, é Pós-graduado em Propaganda e Marketing, tem MBA em Estratégias de Empresas, e está atualmente concluindo MBA em Vendas e Negociação de Alta Performance pela PUC-RS. O profissional, natural de Curitiba, Paraná, concedeu entrevista exclusiva ao Mercadizar sobre a indicação ao “Top 100 Gestores de 2023”, o potencial do Norte para a comunicação, carreira e muito mais.
Confira a entrevista completa
Mercadizar: Você foi incluído na mais recente lista “Top 100 Gestores de 2023”. Como foi receber este reconhecimento de mercado pelo seu trabalho como Diretor Comercial do Grupo Norte de Comunicação (GNC)?
Alexandre Rocha: Estamos felizes em ser reconhecidos como uma das lideranças do setor, são mais de 20 anos de dedicação à indústria da comunicação. E muito mais porque é um trabalho que vem sendo executado por todos os colaboradores, por toda a empresa, para que possamos mostrar ao mercado o quanto temos a oferecer na questão social, no propósito, na publicidade e nos investimentos. Isso aumenta a nossa responsabilidade de continuar apresentando novidades, mais trabalho e novidades para o mercado apoiar e continuar crescendo junto.
Mercadizar: O grupo dos 100 profissionais que integram a lista deverá indicar os 160 finalistas do próximo Prêmio Amigos do Mercado. Como está sendo esta experiência e troca de networking com tantos talentos de todo o país? Quais as expectativas para o prêmio?
Alexandre Rocha: A expectativa é a melhor possível, valorizar os profissionais que motivam e transformam a publicidade para o resultado dos clientes. Participar deste seleto grupo é a oportunidade de compartilhar, aprender e entender as melhores práticas de mercado, como melhorar a performance dentro da gestão e entregar resultados mais eficazes ao segmento.
Mercadizar: Sendo considerado uma liderança de destaque, que já acumula anos de experiência, quais habilidades e expertises você considera que novos profissionais que querem se aventurar na área da comunicação e publicidade devem focar para uma carreira de sucesso?
Alexandre Rocha: O profissional de publicidade é por natureza inquieto, sempre na busca de atualização e novidades e com alta capacidade de aprendizado.
O mercado está em profunda transformação e adaptação aos novos meios e formas de conexões, entendo que os desafios fazem parte deste entendimento e encontrar soluções é a chave de sucesso do novo profissional.
Porém a essência do nosso negócio sempre foi entender o cliente e consumidor, fazer com que a mensagem seja recebida de maneira eficaz, e neste sentido mesmo com avanços de Inteligência Artificial, redes sociais e novos meios digitais. O profissional precisa cada vez mais trabalhar a inteligência emocional, relacionamento interpessoal e a comunicação assertiva com o objetivo de se fazer entender e explicar o porquê aquele projeto ou as pessoas que estejam envolvidas nele entendam o quanto é importante o resultado para todos e os anunciantes.
Mercadizar: Como vê o potencial e quais as suas expectativas sobre a área da comunicação e publicidade no Norte? No que acha que a região se destaca em relação ao resto do país?
Alexandre Rocha: A região Norte é onde está o futuro do país. Aqui teremos um dos maiores desenvolvimentos populacionais, novas indústrias, prestadores de serviço, modelo de governança (ESG), qualidade de vida e isto tudo dependerá cada vez mais de profissionais que entendam de pessoas e negócios que entendem deste público. Que consigam gerar conexões, velocidade e conheçam os detalhes regionais que são muito peculiares aqui no Norte do país.
Entendo que o profissional daqui é extremamente qualificado, conheço muitos do nosso meio com grandes destaques nacionais na área de produção de conteúdo, design, processo criativo e tudo que envolva o nosso negócio. Entendo que o fortalecimento dos meios On e Off com o DNA Regional fará deste profissional muito valorizado nesta nova onda verde destacando-se do mercado tradicional no eixo sul-sudeste.
Mercadizar: A área da comunicação é complexa e está sempre em constante atualização, tendo em vista as várias plataformas disponíveis e maneiras de nos comunicar. Para os profissionais da área, qual é a importância de focar em inovação de mercado e conexão com seu público, clientes e parceiros?
Alexandre Rocha: O meio publicitário nos últimos 10 anos foi impactado por diversas mudanças. Inicialmente tivemos uma motivação e direcionamento para áreas específicas e consequentemente a cadeia produtiva dentro das agências ficou muito especializada no data driven e digital, gerando alguns desencontros para o branding da marca e na conversão do produto final, estas ausências, agravadas pelos efeitos restritivos recentes principalmente com falhas nos pontos de conexão para atrair o consumidor ao negócio do cliente.
Isto traz para o profissional novas perspectivas, uma readaptação, modelos e novos conhecimentos muito ligados ao ser humano, e acelerou setores da publicidade a se atualizarem e buscarem alternativas viáveis no aspecto financeiro e criativo, fazendo dos meios On e Off um novo modelo, unindo a capacidade dos meios de massa com conexões que dependem do mundo real para ações que façam sentido para a marca e o consumidor.
Esta evolução omnichannel é o caminho natural. E é neste ponto do mercado que os profissionais do meio devem focar. Tudo está se modelando, amadurecendo e entendendo que a comunicação de resultado precisa desta ligação/entendimento entre os departamentos de marketing, produção e comercial, entregando mais conversão, experiência e evolução nos veículos de comunicação e anunciantes.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.