Thaís Andrade; 14/12/2023 às 16:00

#MercadizarEntrevista: Agência AMP

Primeira matéria da série especial em celebração à propaganda traz uma conversa exclusiva com a Agência AMP, sobre publicidade nortista, potencial de mercado, e mais

O mês de dezembro é marcado pela comemoração do Dia Mundial da Propaganda, no dia 4. E, para celebrar esta parte importante do mercado de comunicação, nada melhor do que conversar com quem cria, inova e movimenta esta área: as agências de publicidade e propaganda.

Valorizar comunicadores e criativos do Norte é parte da missão do Mercadizar.com, que inicia com este #MercadizarEntrevista uma série especial sobre agências nortistas em destaque no mercado publicitário atual.

Estreando a série, trazemos nesta edição um bate-papo exclusivo com o CEO da Agência AMP, Gibson Araújo, que explica como a trajetória da agência – que está no mercado há seis anos – é marcada pelo cuidado com o consumidor, inovação, cases de sucesso, presença e valorização dos estados do Norte, entre outros.

“Desde o princípio, a AMP pensa em ser diferente, uma empresa transparente, inovadora, atual e antenada com o mundo. Entender que o consumidor faz parte da nossa vida, descobrir ações, ferramentas, mídias, criar caminhos é o que respiramos diariamente. Todo planejamento é montado para que a marca crie uma relação direta com seus consumidores. O que temos apresentado ao mercado é o conceito de uma agência 360º graus, dedicada com o resultado e atrelado a isso, um atendimento sob medida para nossos clientes. São seis anos de evolução constante e a conquista de resultados consistentes como: cases de sucesso que envolvem projetos de clientes dos ramos de construção civil, bebidas, varejo, etc. Para solidificar toda essa evolução, em 2022, no Prêmio PMKT, o maior evento de profissionais de Marketing da região Norte, ocupamos o 3º lugar entre as agências do ano”, explica Gibson Araújo.

Imagem: Acervo Pessoal

Agência, comunicadores e criação publicitária

A empresa traz em seu nome a sigla para Agência, Marketing e Publicidade. Mas, para além disso, pensa em si própria como uma agência formada por comunicadores Ágeis, Metódicos e Pensantes. E esta é a base para uma boa comunicação: os profissionais que criam cada campanha e projeto.

Conforme afirma o CEO da agência, parte dos processos internos utilizados para estímulo de criatividade da equipe inicia com a imersão por completo no cliente: entendendo seus objetivos, sua cultura, suas metas e assim por diante. Gibson Araújo explica que são utilizadas metodologias como “SWOT” diante do cliente para gerar um concept de posicionamento no mercado. E, internamente, metodologias de design, como: Thinking e Sprint.

No Norte do país, com cultura própria e repleta de especificidades, é importante ainda que os criadores de campanhas, que carregam as particularidades da região e são direcionadas ao público local, sejam também nortistas.

“É condição primordial o envolvimento de pessoas da região no processo de criação, por duas razões: cultural e conexão emocional. Ambos trazem entendimento mais profundo da cultura, tradições, valores e nuances específicas da região. A participação garante que as campanhas sejam autênticas e respeitem a identidade cultural local. Traz para dentro da criação a empatia com a marca e o compartilhamento das experiências”, detalha Gibson Araújo.

Tudo isso, aliado a estratégias de conteúdo e demais processos inerentes à criação publicitária, proporciona o lançamento de cases de sucesso da agência.

“Os nossos cases são em diversas áreas de atuação, seja do varejo com sucesso em vendas (nos modelos e-commerce ou ponto de venda), mercado imobiliário alavancando vendas praticamente estagnadas, seja de impulso em vendas de bebida como entrante no mercado. Entendemos que o papel da agência é ser um suporte ao time comercial do cliente. E que, através da nossa especialização em comunicação, somos capazes de tornar eficiente e eficaz a mensagem final para clientes/consumidores”, analisa Gibson Araújo.

“Estar conectado com todas as tendências e ‘respirar’ o cliente nos enche de inspiração para, dia após dia, apresentarmos algo sempre novo e diferenciado. A campanha, para ter sucesso, precisa apresentar o ciclo ‘AIDA’: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. É nisso que acreditamos como peça-chave para uma empreitada ter destaque.”

Mercado nortista e expansão

A AMP está presente na maioria dos estados do Norte: Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá. Com tamanha abrangência, Gibson Araújo explica que os desafios para atuar dentro da região são gigantescos, já que cada estado possui particularidades muito intensas.

“O processo de expansão para os demais estados sempre requer estudo prévio de cultura, economia e comportamento social. É esse entendimento que nos faz captar a essência de cada população. Por isso, acreditamos em uma comunicação mais personificada para cada estado e seguindo rigorosamente os hábitos e costumes predominantes.”

Olhando para o futuro, em 2024, a agência tem em seus planos continuar solidificando seu posicionamento na região Norte. Para Gibson Araújo, a presença plural traz à agência diferenciais e vantagens que a permitem atender grandes marcas que estão presentes em diversas cidades, além da sua matriz. “Isso também proporciona aos nossos clientes segurança e manutenção da propriedade, porque sabem que o serviço prestado em sua matriz pode ser multiplicado com a mesma qualidade em outras cidades.”

O processo de expansão e diálogo constante entre os estados da maior região do país leva em consideração, também, o potencial de crescimento do mercado publicitário no Norte, que Gibson Araújo afirma ser significativo:

“Muitas agências e parceiros têm desenvolvido trabalhos de alta qualidade e com reconhecimento local e nacional. Atuar na região Norte traz alguns desafios diante do cenário nacional, dentre eles a questão da desconfiança na qualidade de criatividade e execução de materiais. Todavia, aos poucos, isso vem sendo desconstruído com campanhas de alta performance. Acredito que a maior qualidade está instalada no processo de criar muito bem a mensagem final para o cliente através de metodologias como o design thinking.”

Além do desenvolvimento do mercado em si, a publicidade e propaganda – assim como as demais áreas da comunicação – têm seu grau de importância e responsabilidade para o desenvolvimento da região, conforme explica o CEO da AMP:

“Comunicar, propagar e tornar público sempre foram desafios da sociedade. É necessário muita clareza e entendimento de todos os envolvidos na emissão da mensagem. Ao levar a voz do produto e/ou marca para dentro de públicos específicos, é necessário compreender como o cliente vai se posicionar. Vejo que a primeira questão social é ser interessante e relevante para o mercado e para seus consumidores. Outro aspecto social é a movimentação de economia local através da geração de empregos diretos e indiretos”, finaliza o comunicador.

Imagem: Acervo Pessoal

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.