Thaís Andrade; 07/02/2025 às 15:24

#MercadizarEntrevista: A mudança necessária para o mercado publicitário ‘Vem do Norte’

Conheça a primeira agência de criadores de conteúdo da região

Esta edição do #MercadizarEntrevista conversa com as mentes criativas responsáveis pela agência Vem do Norte, a primeira agência de criadores de conteúdo da região. 

Criada em 2023 pelo publicitário Victor Israel, a agência é pioneira em reunir em seu portfólio de criadores somente pessoas naturais da região. Conforme a agência afirma, sua proposta é ir além da publicidade tradicional, focando nas experiências, culturas e vozes locais como protagonistas da criação publicitária e de conteúdo online para diferentes plataformas.

Vem do Norte

De acordo com Victor Israel, o objetivo da Vem do Norte é democratizar a cultura de marketing de influência na região e ocupar espaços de publicidade e ações relacionadas à criação de conteúdo com marcas nacionais, trazendo oportunidades para os influenciadores e criadores de conteúdo locais, dando destaque a ações relacionadas ao território. 

“O objetivo da Vem do Norte é ocupar espaços. A ideia surgiu dessa falta de um mercado que nos entendesse e que entendesse que para a gente existem as barreiras, mas também existem muitas peculiaridades que têm a ver com o nosso território”, afirma o fundador da agência.

Foto: Airê Queiroz

Camilla Diniz, sócia do projeto, explica que a Vem do Norte é um ecossistema inovador e orgulhosamente nortista, fundado por pessoas do Norte para potencializar pessoas do Norte. “O objetivo é levar a riqueza cultural e ambiental da região para o mundo todo”, descreve.

A mudança necessária para o mercado publicitário

A produção publicitária nacional ainda persiste em ignorar a multiculturalidade e as diferentes realidades da maior região do Brasil. Esse contexto expõe a necessidade do maior protagonismo local em campanhas e peças que abordam as diferentes nuances da Amazônia. Ao lado de Victor Israel, os sócios da Vem do Norte Camilla Diniz, Luiz Neto e André Buiati atuam na área para colaborar com transformações. 

Para o publicitário André Buiati, os criativos nortistas podem promover mudanças positivas no mercado publicitário criando conteúdo autoral e com base sólida de pesquisa sobre sua cultura e sua comunidade.

“É muito importante que os influenciadores usem o seu lugar de fala de forma responsável, principalmente quando forem falar de temas de importância mundial, como preservação da Amazônia, mudanças climáticas e povos indígenas, por exemplo. Além disso, é vital que os criadores nortistas pensem em conteúdos de infoentretenimento, que sejam criativos e que prendam a audiência”, afirma o publicitário.

Foto: Airê Queiroz

O profissional mostra a importância das vozes locais serem cada vez mais ouvidas:

“É necessário ter criadores nortistas no meio publicitário justamente para dar o devido espaço a quem de fato é filho desta terra e que pode falar com propriedade. Além disso, a importância de dar voz aos criadores nortistas está relacionada também à economia, a movimentar o mercado de marketing de influência em níveis locais e fazer com que essa cadeia cresça cada vez mais”.

As vozes da Amazônia

De acordo com Camilla Diniz, a agência busca trabalhar com diversos serviços: consultoria, curadoria, projetos autorais, aceleração de marcas através da diversidade nortista e assessoria de influenciadores e criadores amazônidas, que representam a cultura e a história local.

Com vinte criadores de conteúdo da região em seu portfólio, a Vem do Norte atua fomentando conexões entre diferentes comunicadores, entre eles artistas, ativistas, influenciadores políticos ou humorísticos, com o objetivo de criar uma rede colaborativa que represente a diversidade cultural da região. 

O grupo inclui comunicadores de Manaus, Santarém, Belém, Parintins, Rio Branco e outras localidades. Entre os influenciadores integrantes da Vem do Norte estão Marciele Albuquerque, cunhã-poranga do Boi Caprichoso e descendente do povo Munduruku, e Maickson Serrão, jornalista e ativista indígena também conhecido como o “Pavulagem”. 

Foto: Airê Queiroz

Com trabalhos que fazem a criatividade nortista transitar por caminhos que levam à variedade cultural da região, os influenciadores da agência fortalecem suas identidades ao criarem projetos com propósito. Além disso, os conteúdos da Vem do Norte são marcados por ativismo ao abordar pautas como a crise climática, sustentabilidade, causas indígenas, entre outras.

A atuação do projeto, e o sucesso de suas produções criativas, seguem destacando o potencial do fortalecimento do ecossistema criativo da região.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.