Thaís Andrade; 29/12/2023 às 16:36

#MercadizarEntrevista: Mene Portella

Túlio Mêne e Nílio Portella, os sócios-fundadores de uma das maiores empresas de comunicação do país, conversaram com exclusividade com o Mercadizar sobre a agência e os negócios no meio publicitário atual

Na última edição do #MercadizarEntrevista de 2023, trazemos aos nossos leitores uma conversa exclusiva com os sócios-fundadores da agência Mene Portella.

Com 17 anos de atuação no mercado publicitário, a agência criada por Túlio Mêne e Nílio Portella vem conquistando novos mercados, explorando tendências inovadoras e ganhando espaço cada vez maior entre os destaques da publicidade nacional.

Imagem: Acervo pessoal

Mene Portella

Conforme nos explica Nílio Portella, a Mene Portella faz parte do ecossistema M&P Group, considerado um dos maiores grupos de comunicação no Brasil, atualmente. O M&P Group é formado pela agência – que foi a primeira empresa do grupo -, One Big Media Group, Trakto, Oinc Filmes, Showkase, nScreen e OnMovie. 

“O grupo tem ainda a CaptAll Ventures, uma vertical de inovação que tem o objetivo de investir em startups que tem como foco a economia criativa, como martechs, adtechs e mediatechs. Pela CaptAll, tornaram-se sócios da Bossanova Investimentos, Venture Capital (VC) mais ativa da América Latina”, explica o CEO.

Com toda esta pluralidade, a agência e a experiência profissional dos CEOs andam de mãos dadas com a inovação, criatividade e análise de mercado e tendências, que compõem a vasta lista de diferenciais que a Mene Portella apresenta ao mercado.

“Convivemos diariamente com diferentes realidades do mercado, que exigem soluções inovadoras – o que contribui para nossos atuais objetivos: usar esse conhecimento em comunicação para integrar experiências das diversas regiões do país. Buscamos esse olhar mais plural, falar para mais pessoas e assim fortalecer o posicionamento da nossa marca. O que se tornou um grande diferencial da nossa agência. Queremos ser reconhecidos como uma empresa que enxerga uma ideia onde ninguém vê”, afirma Túlio Mêne.

Os CEOs analisam brevemente algumas conquistas da agência em 2023 e expõem expectativas futuras: 

“Pela primeira vez na história, uma agência da região Norte se destaca no circuito das grandes agências do Brasil, um marco que nos enche de orgulho. Para 2024, planejamos fortalecer nossa presença, aprimorar nosso atendimento, expandir nossa estrutura, contratar profissionais de destaque e realizar trabalhos que nos destaquem no mercado nacional, sendo motivo de orgulho para os amazonenses”, ressalta Nílio Portella.

 

“No último ano, celebramos um crescimento significativo. Até setembro de 2022, éramos uma agência regional na região Norte, com um faturamento médio entre R$ 200 e R$ 250 milhões. Porém, de setembro de 2022 a dezembro de 2023, quase dobramos esse número. Conseguimos a licitação de várias contas importantes, como MDS, Detran, Intubiara e SPTUR, impulsionando nosso crescimento exponencial. Nossa previsão é nos posicionarmos como um dos grandes players no cenário nacional, possibilitando a busca por novos clientes. Para o próximo ano, focaremos na consolidação nas áreas onde atuamos atualmente. Queremos expandir nossos serviços no Ceará, Nordeste, São Paulo, Goiás, Brasília, Amazonas e Roraima”, acrescenta Túlio Mêne.

Presença em outros mercados

O reconhecimento em nível nacional da Mene Portella é acompanhado pela estratégia de expansão pela qual a empresa passa: presente em onze estados, com sedes em São Paulo, Brasília, Amazonas, Roraima, Goiás, Amapá e Ceará, bem como pelo potencial do mercado publicitário considerado pela agência no desenvolvimento de suas atividades, conforme observa Nílio Portella:

“Entendemos a importância de fortalecer empresas fora do eixo Rio e São Paulo, pois o Brasil é um país enorme e diverso, e o mercado de comunicação deve refletir isso. Há excelentes exemplos de empreendedores pelos quatro cantos do país, com ideias inovadoras e vontade de crescer, tornar-se competitivo. Hoje, somos uma empresa nacional, que busca conhecer e atender os clientes de todas as regiões, mas acreditamos no potencial do Norte do país, que cada vez mais conquista espaço no mercado nacional.”

Nílio Portella (Acervo pessoal)

Para o empresário, expandir a atuação da agência é um processo natural da estratégia de crescimento:

“Com as startups que fazem parte do ecossistema da M&P Group já temos presença em onze estados do país. Portanto, essas aquisições são uma parte importante do nosso plano de expansão que visa alcançar clientes em todo o Brasil. As startups nos ajudam a tornar nosso negócio cada vez mais inovador, crescendo de forma mais acelerada e escalada. E a Mene Portella atua junto a esse ecossistema. Somos especialistas no atendimento do setor público e conquistar contas importantes dentro de processos de concorrência complexos é uma boa porta de entrada em diferentes localidades. Recentemente, anunciamos a conquista da conta da SPTuris, uma importante aproximação com a Prefeitura de São Paulo.”

Túlio Mêne analisa o crescimento rápido da agência, que une sua expertise em contas públicas, dentro de uma vertical de tecnologia e inovação no Sudeste para atender às startups contempladas em seu fundo de Venture Capital, com foco em martechs e adtechs.

“Nossa meta é participar de mais concorrências em vários estados e cidades brasileiras, consolidando a marca que vem sendo construída ao longo desses 17 anos. Já provamos ao mercado publicitário que temos expertise e know-how para atender grandes, médios e pequenos clientes. A agência acaba de produzir uma campanha publicitária, em comemoração aos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), comemorados no dia 10 de dezembro, assinada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, além do Governo Federal, com o objetivo de dar visibilidade aos considerados ‘invisíveis'”, conclui Túlio Mêne.

Túlio Mêne (Acervo Pessoal)

Explorando novas tendências

Tal consolidação esperada pela agência segue a análise crítica sobre a publicidade e seu futuro no relacionamento com a criatividade, marcas e desenvolvimento de negócios, como comenta Túlio Mêne:

“A publicidade mantém sua essência fundamental nos negócios, impulsionada pela criatividade, a qual continuará a predominar sobre a tecnologia e a inteligência artificial. Assim como na dinâmica do home office, onde se esperava um movimento de expansão tecnológica e escritórios vazios, percebeu-se após a pandemia que as empresas buscam um retorno ao contato pessoal, evidenciando sua importância no aumento da produção.

No contexto publicitário, a interação humana ainda desempenha um papel crucial. O contato direto com as pessoas e clientes oferece uma percepção criativa, permitindo uma abordagem mais precisa na solução de desafios de comunicação. No entanto, olhando para o futuro da publicidade, antecipa-se uma ênfase maior na assertividade. Prevê-se um avanço significativo no desenvolvimento de ferramentas direcionadas, possibilitando que as agências otimizem suas campanhas para atingir com maior precisão o público-alvo desejado pelos clientes. Isso inclui uma capacidade aprimorada de seleção, mitigação de riscos orçamentários e uma redução de gastos não comprovadamente eficazes.”

O CEO explica ainda sobre as estratégias e tendências tecnológicas e de mercado exploradas pela agência para, cada vez mais, oferecer à sua vasta lista de clientes soluções inovadoras, além de comentar sobre o futuro das mídias:

“É enfatizada a necessidade crescente de estratégias de mídia mais específicas para atender às demandas dos concorrentes e do mercado em constante evolução. As agências especializadas em marketing digital ganham destaque por proporcionarem ferramentas que possibilitam uma comunicação mais eficaz com o público-alvo, reduzindo os investimentos e oferecendo relatórios mais detalhados em comparação à mídia tradicional.

Além disso, há uma projeção de evolução das mídias tradicionais, como a televisão, para adotar estratégias mais segmentadas, utilizando tecnologias que permitam uma identificação detalhada do público-alvo, como a segmentação de audiência e a análise de dados demográficos e de comportamento.

O futuro das mídias será focado na venda de audiência de maneira segmentada e direcionada, seguindo o exemplo do mercado digital. Acredita-se que essa abordagem será fundamental para manter a relevância das mídias no mercado e já está sendo adotada por grandes players globais, o que ressalta sua importância estratégica.

Sobre as últimas tendências, a Inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada estão apenas no início, e vão continuar transformando a publicidade. Mas reforçando que a criatividade sempre será a ‘alma do negócio’!”

Levando em consideração os novos caminhos pelos quais a comunicação está seguindo, Nílio Portella revela o que os iniciantes na publicidade e propaganda podem esperar desta área:

“Nesses 17 anos de história do grupo M&P, vivemos uma explosão de inovação nas ferramentas de comunicação e, consequentemente, no jeito de se fazer propaganda. E vem ainda mais por aí: inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada estão apenas no início, e vão continuar transformando a publicidade. As novas gerações já nasceram no meio desse ‘boom’ de novidades. Por isso, acredito que são a chave para entender e definir os novos rumos da comunicação. São profissionais que se sentem em casa com as novas tecnologias e as mídias sociais – que hoje são imprescindíveis para o marketing e respondem pelo crescimento desse novo mercado publicitário brasileiro. Mas não se trata apenas de tecnologia: é comportamento, é mudança de paradigmas. A sociedade está diferente, o público mudou. Precisamos dessa visão jovem, que é mais atenta, mais inclusiva, mais multicultural. É uma geração inquieta, que opina, desafia os padrões, e é disso que precisamos para nos ajudar a criar campanhas mais relevantes e capazes de dialogar com um público que não é homogêneo. Então acredito que a nova geração pode esperar duas coisas do futuro: mais transformações, e muitas oportunidades.”

O empresário reforça: 

“Além desses adventos, dessas inteligências artificiais, tecnologia, tivemos outros fatores de mudança. Quando começamos lá atrás, as empresas locais não eram grupos nacionais. E hoje, atuamos nacionalmente, promovendo essas melhores práticas para todas as regiões. Então, por exemplo, quem está chegando na  agência tem a possibilidade de trabalhar para governos, para clientes em São Paulo, em Goiás, no Ceará, enfim, em diversos estados. Isso torna o conhecimento muito mais plural e muito mais amplo.”

Equipe Mene Portella – Manaus (Acervo pessoal)

Pensando em empreender? 

Com estes 17 anos à frente da Mene Portella, a experiência em negócios de Nílio Portella e Túlio Mêne reflete no sucesso conquistado pela agência em sua trajetória.

Nílio Portella afirma que acredita no potencial empreendedor brasileiro e na sua característica de inovar e de se reinventar. Aos leitores do Mercadizar, o empresário dá dicas detalhadas para os que pretendem iniciar a aventura de empreender no mercado publicitário e almejam fundar suas próprias agências:

Identificar um nicho ou diferencial: o mercado de publicidade é competitivo, encontrar um nicho específico pode ser crucial para se destacar. Pode ser uma especialização em um setor específico (como tecnologia, saúde, moda, entre outros) ou oferecer serviços exclusivos ou usar uma abordagem inovadora na publicidade;

Construa uma marca forte: investir tempo e recursos para desenvolver uma identidade visual forte, um posicionamento claro e uma proposta de valor única;

Networking e parcerias são essenciais: a publicidade é um setor onde as conexões desempenham um papel significativo. Cultivar relacionamentos com clientes em potencial, parceiros de negócios, influenciadores e outros profissionais da área, por meio de eventos do setor ou uma presença ativa nas redes sociais pode ajudar a construir uma rede sólida.

Estar atento em inovação: o mundo da publicidade está cada vez mais voltado para o digital, integrando diferentes tecnologias ao trabalho, como Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), Inteligência artificial e Análise de dados;

Ofereça um excelente serviço ao cliente: garantir que sua agência ofereça o melhor atendimento ao cliente, de forma ágil e transparente em relação aos processos e resultados, e atento ao feedback para aprimorar os serviços oferecidos;

Elaborar um plano de negócios detalhado: considerar questões financeiras, estratégias de marketing, estrutura organizacional e análise de concorrência.”

Além dos pontos explicados, que considera importantes para o aumento de chances de sucesso de uma agência, Nílio Portella resume ainda a importância da manutenção de relacionamentos sólidos com clientes e parceiros de uma agência:

“Manter relacionamentos sólidos com clientes e parceiros ao longo do tempo é crucial para o sucesso contínuo de uma agência de publicidade. Ter uma comunicação eficaz, clara e regular com clientes, sendo proativo na resolução de problemas, fornecendo atualizações consistentes sobre projetos. 

Buscamos entender as necessidades e expectativas do cliente, personalizar a nossa oferta e ir além do esperado. Além do básico, que é cumprir prazos e oferecer qualidade nas entregas. Nos interessamos pelas pessoas por trás dos negócios e ficamos acessíveis para responder a perguntas ou preocupações. É um investimento de longo prazo que pode trazer retornos significativos para sua agência”, finaliza o CEO.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.