Poliany Rodrigues; 31/10/2024 às 10:24

Mais de 20 especialistas debatem meio ambiente, diversidade e economia criativa em fórum gratuito nesta quinta-feira

Evento gratuito acontece hoje e sexta-feira (1)

Foto: Sarah Freitas

Os temas mais relevantes e atuais sobre bioeconomia, mudanças climáticas, economia criativa, reciclagem, desmatamento, queimadas, mobilidade, diversidade, empreendedorismo e investimentos de impacto serão amplamente debatidos durante o Fórum da Virada Sustentável Manaus. O evento, gratuito, acontece nesta quinta-feira, 31 de outubro, e sexta-feira, 1º de novembro, a partir das 15h, na sede da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no bairro Parque Dez.

Ao todo, a iniciativa contará com seis painéis dinâmicos e diversificados, discutidos por mais de 20 palestrantes. No fim dos dois dias, os participantes receberão certificados de horas complementares.

O primeiro painel ocorrerá na quinta-feira, às 15h, abordando “Consumo: uma troca inspiradora sobre resíduos, reuso de roupas, moda consciente, medicina ancestral, economia criativa, reaproveitamento de alimentos e compostagem”. Às 17h, o segundo painel tratará de “Mobilidade, uma troca inspiradora sobre cidades mais resilientes, soluções, mais árvores e ciclovias”. O último painel do dia, às 19h, ampliará o debate sobre “Águas, uma troca inspiradora sobre organização comunitária na gestão das águas, Festival Tarumã Alive, Comitê de Bacias Hidrográficas, saneamento, acesso à água limpa e conexão ancestral com as águas”.

Na sexta-feira, dia 1º de novembro, o fórum inicia às 15h com o tema “Diversidade, uma troca inspiradora sobre inclusão, direitos humanos, juventude, LGBTQIAPN+, mulheres, população tradicional, gênero, raça e justiça”. Em seguida, às 17h, começam as atividades do painel sobre “Investimento de impacto, uma troca inspiradora sobre inovação, negócios de impacto, investimento social, responsabilidade social corporativa, empreendedorismo e Amazônia no centro. Como fazemos para o recurso chegar mais longe?”.

O evento encerrará às 19h com o painel sobre “Emergência Climática, uma troca inspiradora sobre fumaça, seca, acesso, isolamento, Amazônia Urbana, infraestrutura de adaptação, potência comunitária e futuros possíveis”.

Entre os palestrantes confirmados estão Virgilio Viana, superintendente da FAS e membro da Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano; as ativistas indígenas Regina Sateré Mawé e Vanda Witoto; o rapper e ativista Jander Manauara; e Valcleia Lima Solidade, superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS.

“Essa será a quinta edição do Fórum da Virada Sustentável Manaus, que é um espaço importante para debatermos na cidade os temas atuais e que precisam de ações urgentes, como a emergência climática e as questões de contexto urbano. Por isso, participe, não fique de fora dessa grande mobilização. Além disso, quem participar conosco também recebe um certificado de horas”, comenta Virgilio Viana. 

Sobre a Virada Sustentável Manaus

Co-realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Virada Sustentável Nacional e produzido pela Somos Benevolência, o festival visa conscientizar e mobilizar a população para transformações ambientais e sociais, abordando temas como proteção do bioma amazônico, valorização das comunidades tradicionais e economia verde. A iniciativa é patrocinada pela Bemol e Águas de Manaus, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A programação foi criada de forma colaborativa, com apoio de um Conselho Criativo formado por 60 representantes de instituições da sociedade civil de Manaus. Além do fórum, o festival promoverá atividades culturais e ambientais gratuitas neste sábado e domingo, 2 e 3 de novembro, no Largo São Sebastião (Centro) e nos bairros Monte das Oliveiras, Parque das Tribos, Redenção e Coroado. Para mais informações, acompanhe as redes sociais da @viradasustentavelmanaus, @fasamazonia e @somosbenevolencia.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.