Tuane Silva; 09/03/2023 às 18:00

Livro ‘Vozes femininas’, lançado no Dia Internacional das Mulheres, enfoca a economia verde pela ótica de gênero e inclusão

Disponível para download gratuito, a publicação enseja o debate sobre a sociedade de baixo carbono com justiça climática

Para ter uma sociedade mais justa e verde, não se deve ignorar as questões de gênero que permeiam o atual modelo econômico. Com esse mote, Tatiane Matheus, jornalista do ClimaInfo, escreveu o livro “Vozes femininas pela recuperação econômica verde e inclusiva”. A jornalista entrevistou dezenas de mulheres que dedicam a vida e o trabalho para uma sociedade mais justa na ótica social e ambiental. O livro está disponível para download desde o dia 8 de março, quando se comemorou o Dia Internacional das Mulheres.

 

As entrevistadas têm diversos percursos, cores, origens (social e geográfica), idades e formação, e expõem seus conhecimentos de maneira teórica e empírica. “O fio condutor das entrevistas foi a perspectiva de gênero em relação ao racismo ambiental e à justiça climática, considerando problemas estruturais da economia, das políticas públicas, do comércio exterior e até mesmo de temas específicos, como saneamento, habitação, mobilidade ativa, energia, entre outros”, explica Tatiane.

 

A publicação foi organizada em parceria pelo grupo de trabalho Gênero e Clima do Observatório do Clima e o Instituto ClimaInfo, organizações focadas na comunicação da ciência climática e nos debates nacionais e internacionais sobre a mudança do clima, em que Tatiane é responsável pelos estudos de justiça, equidade, diversidade e inclusão.

 

“Tatiane Matheus fez um trabalho primoroso ao ouvir mulheres que apresentam tecnologias ancestrais e sociais à ação climática nos territórios do Brasil”, pontua Andréia Coutinho Louback, jornalista e especialista em justiça climática, que assinou o prefácio do livro. “Hoje, o jornalismo brasileiro peca por priorizar números em detrimento das narrativas e vivências, como se fosse apenas uma ciência de dados. Historicamente, a articulação para sobrevivência e mudanças estruturais começam na base. O que precisamos é de uma escuta que tenha desdobramentos em políticas públicas sólidas e consistentes. Afinal, novos tempos demandam novas vozes”, observa.

 

Nesta sexta-feira, 10, vai acontecer uma roda de conversa com transmissão on-line, da qual participarão Tatiane; Priscilla Santos, advogada e consultora na área de financiamento e políticas públicas climáticas; Margarita Olivera, professora do Instituto de Economia da UFRJ e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Economia e Feminismos (NueFem); e Nathália Chaves, coordenadora de Transição Energética e Sustentabilidade na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

 

Serviço:

Lançamento do livro “Vozes femininas pela recuperação econômica verde e inclusiva”

Data: sexta-feira, 10 de março

Horário: 10h às 12h

Transmissão ao vivo: youtube.com/observatoriodoclima

Fonte: Observatório do Clima 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.