Apesar da crescente relevância da Amazônia Legal para o desenvolvimento sustentável, a região ainda enfrenta desafios significativos no ecossistema de startups.
Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABstartups), apenas 3% das startups brasileiras estão localizadas na Amazônia Legal. Dessas, 81,6% buscam investimentos, mas apenas 12,2% conseguem acesso a capital externo, de acordo com um mapeamento realizado pelo Impact Hub Manaus em 2021.

Para transformar esse cenário e fortalecer o empreendedorismo local, estão abertas as inscrições para a segunda edição do “Lab de Impacto”, programa de aceleração voltado para startups e negócios com impacto socioambiental. A iniciativa oferece capacitação especializada, mentorias, conexões estratégicas com o mercado e acesso a capital semente entre R$ 30 mil e R$ 100 mil.

Empreendedores que já atuam ou desejam se estabelecer nos nove estados da Amazônia Legal podem se inscrever gratuitamente até 10 de março pelo formulário online, onde também está disponível o edital completo de seleção. O processo seletivo inclui análise das inscrições, diagnóstico dos projetos, entrevistas e, se necessário, visitas presenciais. A divulgação dos selecionados para a segunda edição está prevista para 23 de abril. A fase de aceleração tem duração de quatro meses, seguida por um acompanhamento especializado por até três anos.
“A jornada do ‘Lab de Impacto’ oferece tudo o que o empreendedor precisa para expandir seus horizontes, desde aporte teórico até financeiro. Com isso, as ideias saem do papel e ganham espaço no território da Amazônia Legal, conectando-se a novos parceiros comprometidos em transformar o ecossistema regional”, afirma Marcus Bessa, cofundador do Impact Hub Manaus.
O programa é voltado para startups em estágios iniciais, como Piloto e MVP (Mínimo Produto Viável), e que tenham impacto social e ambiental positivo. Os estados contemplados são Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Primeira edição teve alto engajamento e liderança feminina
Na primeira edição do “Lab de Impacto”, realizada em 2023, foram registradas 117 inscrições de oito estados da Amazônia Legal, abrangendo setores como alimentação, biojoias, moda, gestão de resíduos orgânicos, piscicultura, reciclagem e turismo.

Quatorze iniciativas foram selecionadas para a jornada de aceleração, com um destaque para a liderança feminina, representando 86% dos participantes. Entre os projetos contemplados estavam o Bactolac, Adubo Sustentável, Artesanato Sapopema, Ateliê Yawa e Cacauaré.
O “Lab de Impacto” é uma iniciativa do Impact Hub Manaus em parceria com a Bemol, Singulari Consultoria e a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.