Nos últimos anos, como forma de competir com o TikTok, o Instagram tem focado na maior entrega de vídeos aos seus usuários. Inicialmente criada para o compartilhamento de fotos, a plataforma deixou o formato de lado após ver o sucesso de sua concorrente direta, e desenvolveu seu próprio formato para vídeos rápidos, o Reels. Agora, no entanto, a empresa quer voltar a focar também nas fotos, afirma Adam Mosseri, CEO do Instagram.
Ao responder algumas perguntas em seu perfil no Instagram, Mosseri reconheceu que a plataforma deixou as fotos de lado. “Acho que estávamos focados demais no vídeo em 2022 e levamos a classificação longe demais, e basicamente mostramos muitos vídeos e poucas fotos”, disse.
Em artigo à Rock Content, Vanessa Dias, profissional de marketing, analisa as falas de Mosseri e explica que o entendimento da empresa é de que houve um desequilíbrio na entrega entre fotos e vídeos, com uma maior visibilidade aos vídeos em detrimento das fotos, e agora o algoritmo está trabalhando para balancear essas métricas.
“Coisas como a frequência com que alguém gosta de fotos versus vídeos e com que frequência alguém comenta em fotos versus vídeos são aproximadamente iguais, o que é um bom sinal de que as coisas estão equilibradas”, completou Mosseri.
Para Vanessa, os profissionais de comunicação e criadores que utilizam o Instagram devem experimentar todos os formatos que a plataforma disponibiliza e procurar entender o algoritmo.
“Tenha em mente que o foco do algoritmo pode mudar a qualquer momento, por isso é melhor ter a mente aberta sobre a direção que o Instagram pode tomar no futuro”, finaliza.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.