Faleceu nesta segunda-feira, 12, o escritor, dramaturgo, jornalista e cineasta Márcio Souza. Ícone da literatura amazonense, contribuiu para a cultura do Amazonas e do Brasil registrando em suas obras as diversas nuances e características do Norte do país.
Márcio Souza era diretor da Biblioteca Pública do Amazonas e também ocupava a cadeira número 25 da Academia Amazonense de Letras.
Nascido em 4 de março de 1946, é autor de diversas obras como “Galvez, Imperador do Acre”, “Operação Silêncio”, “O fim do Terceiro Mundo”, “A Caligrafia de Deus” e “Mad Maria”, que alcançou destaque nacional e foi adaptada em minissérie produzida pela Rede Globo em 2005. A obra aborda a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré localizada no estado de Rondônia.
Também escreveu peças de teatro, como “As folias do látex”, “A paixão de Ajuricaba” e “Carnaval Rabelais”.
O legado de Márcio Souza é marcado por seu grande conhecimento sobre a cultura, história e arte amazônica. Em suas obras, o intelectual deixa registrada toda a diversidade e riqueza presente na região.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.