Manaus é uma cidade rica em memória, cultura e conhecimento, e suas bibliotecas são prova disso. Espalhadas por diferentes zonas da capital, elas oferecem acervos que vão da literatura amazônica a HQs, passando por livros infantis, obras raras, espaços comunitários e instituições centenárias. Seja para pesquisa, lazer ou encontro com a arte, esses espaços continuam exercendo um papel essencial na formação de leitores e no fortalecimento da cultura local.

Confira algumas das principais bibliotecas da cidade:
Biblioteca Pública do Amazonas
Localizada na Rua Barroso, nº 57, Centro, ela é uma das mais tradicionais da capital. Seu acervo inclui obras raras, periódicos históricos e títulos de autores amazonenses. Também sedia eventos como a Feira de Troca de Livros e Gibis, incentivando o acesso gratuito à leitura.

Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista
Situada na Rua Monsenhor Coutinho, Centro Histórico, essa biblioteca municipal é ponto de referência para leitura e pesquisa, oferecendo um ambiente tranquilo para estudo e acesso gratuito ao acervo, composto por mais de treze mil exemplares, entre documentos sobre a Amazônia, jornais e revistas.

Biblioteca Paulo Sarmento – IFAM (Campus Manaus Centro)
A Biblioteca Paulo Sarmento, localizada no Campus Manaus Centro do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), é um espaço voltado à promoção do conhecimento técnico, científico e cultural. Com um acervo diversificado que atende às áreas de ensino oferecidas pela instituição, a biblioteca é aberta à comunidade acadêmica e ao público em geral, oferecendo serviços como consulta local, empréstimo de livros, acesso à internet e apoio a pesquisas.
Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h30, o espaço é essencial para estudantes, professores e demais frequentadores que buscam um ambiente de estudo acessível e bem estruturado.

Centro de Documentação e Memória – Imprensa Oficial do Estado
Na Rua Doutor Machado, nº 86, o centro reúne acervos com foco na literatura regional, biografias, história e memória do Amazonas. O acesso é feito por agendamento. O CDM é parte da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) e tem como missão planejar, gerenciar e controlar as atividades relacionadas ao acervo institucional do arquivo, biblioteca e museu, além de atuar na preservação e salvaguarda da história da IOA.

Biblioteca Thiago de Mello (Sesc Centro)
Com mais de 18 mil títulos, o espaço foi revitalizado e homenageia o poeta amazonense Thiago de Mello. Além do acervo diversificado, composto por obras de literatura brasileira, estrangeira, juvenil, infantil, quadrinhos, poesia e artes, a biblioteca promove encontros literários e saraus. Localizado na Rua Henrique Martins, 427, Centro.

Biblioteca Sesc Ler (Sesc Cidade Nova)
Localizada na Rua Visconde de Itanhaém, 94, zona norte, oferece empréstimo de livros, acesso à internet e atividades educativas. O espaço é voltado à comunidade e também realiza ações culturais com foco em jovens leitores. O horário de funcionamento é das 13h às 21h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3649-3750.
Rede Cachoeiras de Letras
Com bibliotecas comunitárias como a Porta do Mundo e Lugares e Memórias, essa rede atua em comunidades periféricas promovendo acesso democrático à leitura, especialmente para crianças e adolescentes.
A Rede Cachoeiras de Letras nasceu do projeto de extensão Práticas Leitoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de 2019 a 2023, que atuou articulando e reunindo outras bibliotecas em rede, incluindo os municípios de Itacoatiara, Manaus e Presidente Figueiredo. Em 2023, em sua terceira edição, ampliou o mapeamento, encontrando bibliotecas no município de Maraã e incluindo outras já existentes em Manaus, totalizando 13 bibliotecas incorporadas à rede.
Em 8 de fevereiro de 2024, o Edital Prêmio Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura, publicou a lista com 300 bibliotecas comunitárias contempladas no país, em 2023. Dez bibliotecas são do Amazonas e três integram a rede: a Biblioteca Comunitária Paulo Freire (Presidente Figueiredo/AM), a Biblioteca Comunitária Maria Dolores (Itacoatiara/AM) e a Biblioteca Porta do Mundo (Manaus/AM), cujas informações estão disponíveis no site do Gov.br.
