O Google homenageia nesta sexta-feira, 13, o 110° aniversário da primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques. A paranaense se formou na década de 1940 pela Universidade Federal do Paraná.
A engenheira nasceu em Curitiba, Paraná, em 13 de janeiro de 1913, e trabalhou como empregada doméstica e babá da família do delegado e major Domingos Nascimento Sobrinho, que bancou seus estudos em colégios particulares para que Enedina acompanhasse a filha.
A engenheira teve o trabalho reconhecido no Memorial à Mulher, onde seu nome está gravado ao lado de outras 53 mulheres. Em 2006, foi inaugurado o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques em Maringá (PR), responsável pela organização de palestras, seminários e outros eventos que discutem a participação da mulher negra na sociedade e no mercado de trabalho.
Fonte: Canaltech
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.