A Fundação Casas Bahia (FCB) anunciou na última semana o fortalecimento da parceria com a AFESU, uma das primeiras ONGs do Brasil dedicadas à educação e qualificação profissional de mulheres. Ao longo do ano, a FCB beneficiará 250 meninas com idades entre 14 e 17 anos, em São Paulo, por meio de cursos 100% gratuitos voltados para Tecnologia Básica e Primeiro Emprego.
Para fortalecer a ação, a Fundação Casas Bahia e o banQi, conta digital da Via, equiparam um laboratório de informática na organização, onde as estudantes poderão realizar as atividades dos cursos e trabalhos escolares. O espaço funcionará na unidade Morro Velho da AFESU, no Jardim Taboão, em São Paulo (SP).
A inauguração do laboratório acontecerá em abril e contará com a participação das jovens beneficiadas pela AFESU, voluntários da Via e do banQi para um dia de palestras. “É sempre uma honra poder colaborar com ações com foco em inclusão, que é algo que faz parte do nosso propósito. Como uma conta digital, o banQi quer usar as próprias especialidades de negócio, ou seja, finanças e tecnologia, para ajudar a diminuir desigualdades. A inauguração do laboratório é só o começo de uma longa jornada, já que queremos apoiar mais iniciativas que ajudam a colocar mulheres à frente desses importantes temas”, comenta a diretora de marketing do banQi, Vivian Zwir.
O anúncio da parceria acontece no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, data que reforça a importância da equidade de gênero na sociedade. Para Natália Menezes, gerente da FCB, a parceria fortalece o compromisso da Fundação Casas Bahia em apoiar a juventude feminina. “Sabemos que a educação é a base para a transformação social, e investir em meninas é fundamental para a redução da desigualdade em nosso país. E a tecnologia é o caminho mais curto para isso. A participação feminina na área da tecnologia ainda está longe do ideal. Por isso, queremos dar a oportunidade para que essas meninas possam ingressar no setor por meio da profissionalização.”
Apesar de as mulheres representarem 45% da força de trabalho no Brasil e a área de TI ter alta demanda, dados do IBGE apontam que as profissionais representam apenas 20% neste mercado. Foi pensando em mudar este cenário que a AFESU criou o Programa de Tecnologia, que oferece um espaço moderno e atualizado para que as meninas possam realizar atividades e trabalhos escolares.
“O que falta é o incentivo. São muitas oportunidades profissionais, e é um terreno que nós [mulheres] queremos conquistar. A parceria vem promover a profissionalização para estimular a equidade de gênero nas gerações que vão ingressar agora no mercado de trabalho”, ressalta a gerente da Fundação Casas Bahia.
As inscrições para os cursos oferecidos pela AFESU estão abertas e podem ser realizadas no site da instituição.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.