Tuane Silva; 25/01/2023 às 15:00

Exposição traz transversalidades negras, indígenas e periféricas em comemoração ao aniversário de São Paulo

A mostra reúne mais de 300 itens produzidos por artistas paulistanos

O Museu da Cidade, em celebração ao 469º aniversário de São Paulo, inaugurou hoje, 25, a exposição “Intersecções: Negros(as) indígenas e periféricos(as) na cidade de São Paulo”. A exposição tem conceituação e curadoria de um coletivo de curadores formado pela empresária Adriana Barbosa, o jornalista Nabor Jr. e o historiador Eleilson Leite, em colaboração com a líder indígena Jera Guarani.

Foto: Pedro Salvador

A mostra reúne mais de 300 objetos, entre fotografias, pinturas, vídeos, instrumentos musicais e figurinos de diversas linguagens artísticas, produzidos por mais de cem artistas paulistanos nos últimos 40 anos. A abertura da exposição contou com a apresentação do Coral Kalipety, formado por integrantes da Aldeia Kalipety, da Terra Indígena Tenondé Porã, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo. Os primeiros 200 visitantes irão receber um colar consagrado pelo Pajé da aldeia paulistana com a água da cachoeira Capivarí. 

Foto: Noélia Nájera

Lúdica, sensorial e educativa, a exposição proporciona aos visitantes revisitar memórias e reconhecer o processo de formação de identidades e movimentos culturais. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Mídia Ninja

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.