Comunicação

Estudantes de comunicação recebem prêmios por criação de conteúdo sobre conservação da Amazônia

Três estudantes de Comunicação ganharam a primeira colocação no hackathon Amazônia Viva, realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) no último fim de semana, e receberam o prêmio de R$ 4 mil pela apresentação de um vídeo para redes sociais que faz um alerta sobre o desmatamento na Amazônia.  

A programação faz parte do Desafio Amazônia Viva, que também lançou um concurso virtual para produção de conteúdo e está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, por meio do link. O regulamento completo do concurso está disponível no site da fundação. 

A equipe campeã, denominada “Aruanas”, foi formada pelos estudantes Beatriz Souza e Raimundo Nonato, ambos da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Emile Souza, do Centro Universitário Fametro.  

O segundo lugar, com o prêmio de R$ 2 mil, ficou com a equipe “Boitatá Digital”, que abordou as queimadas na Amazônia e foi formada pelas estudantes de Jornalismo da UFAM Yasmim Tabosa, Isabella Lyssa e Thalita Bandeira. 

Já a terceira colocação ficou com a equipe “Minas”, levando o prêmio de R$ 1 mil, com a apresentação de um conteúdo digital sobre garimpo ilegal. O time foi formado pelas estudantes de Relações Públicas na UFAM Lawanda Marinho e Nayara Serrão, e Rafaela Dias, que faz Publicidade e Propaganda na Faculdade Martha Falcão. 

O hackathon Amazônia Viva aconteceu na sede da FAS, localizada no Parque Dez, e começou no sábado, 17 de setembro, com especialistas apresentando aos estudantes palestras sobre desmatamento, garimpo ilegal, cidade limpa, queimadas e Amazônia nas eleições 2022, além de orientações sobre como usar a comunicação como ferramenta de engajamento social e combate às fakes news

O primeiro dia teve a participação do superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da FAS, Victor Salviati; do ambientalista nacional e presidente da Fundação Flores, Mário Mantovani; da Dra. Alessandra Nava, que é pesquisadora da ILMD/Fiocruz Amazônia; do mestre em biologia e professor da UFAM, Henrique dos Santos; do fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão; da doutora em ecologia e pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Rita Mesquita; e da apresentadora de TV e influenciadora digital Karen Mabel. 

“A proposta desse hackathon foi trazer uma comunicação nova com as ideias dos estudantes que estão participando, que fosse diferente daquelas pessoas que já vivem no ciclo ambiental, daqueles que têm as informações pelas grandes mídias; e para combater as fakes news, informação sem qualificação”, disse o ambientalista e conselheiro da FAS Mário Mantovani, que abordou a temática “Amazônia nas Eleições 2022”. 

Já a pesquisadora do INPA, Rita Mesquita, afirmou na sua palestra sobre “Cidade Limpa e o bem-estar dos amazônidas” que o dilema da limpeza é um assunto importante e deve ser amplamente debatido na região amazônica. “Manaus é uma megacidade e tem os mesmos problemas que todas as cidades, porém cresce em cima de uma mata primária, cortada por 44 km de cursos d’água, como rios e igarapés, sendo poluídos com toneladas de lixo todo dia. Então, essa é uma realidade dura e que a gente ainda não conseguiu reverter”, disse Rita. 

A Dra. Alessandra Nava, que é pesquisadora da ILMD/Fiocruz Amazônia, explicou como as queimadas fazem mal para a saúde da população na Amazônia. “O desmatamento é muito mais do que a retirada da vegetação, porque há uma alteração na questão de hospedeiros em reservatórios importantes de doenças. Quando falam que a próxima pandemia pode vir dos bichos da floresta, não é a demolição da floresta, é a questão que, se você desmata, queima, você perde essa diversidade, que funciona como proteção para a população humana de doenças zoonóticas emergentes, como, por exemplo, a covid-19”, disse Nava. 

Imagens: Cristie Sicsú

Jurados e apresentações 

As apresentações dos conteúdos gerados pelos competidores aconteceu no domingo, 18 de setembro. As artes e os vídeos foram analisados pelo júri técnico, formado pela coordenadora de Políticas Públicas e Cooperação Internacional da FAS, Giovana Figueiredo; o ambientalista Mário Mantovani; a CEO da Revista Cenarium, Paula Litaiff; a diretora de conteúdo do Jornal “A Crítica”, Aruana Brianezi; e o diretor de arte Luiz Almeida. 

Os três melhores conteúdos serão divulgados no site e nas redes sociais da FAS, e fazem parte das atividades da campanha “Eu Voto na Amazônia Viva”, promovida pela instituição, que incentiva a população a escolher candidatos que tenham propostas em prol da conservação da Floresta Amazônica.

Imagens: Cristie Sicsú

Mais recentes

EventosMúsica

Trio Panavueiro percorrerá as principais ruas de Parintins

Durante os três dias do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro percorrerá Parintins com shows gratuitos
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém
EventosMúsica

Trio Panavueiro percorrerá as principais ruas de Parintins

Durante os três dias do Festival de Parintins, o Trio Panavueiro percorrerá Parintins com shows gratuitos
EntretenimentoEventos

Largo de São Sebastião transmitirá Festival de Parintins com programação cultural

Evento gratuito oferece ao público a experiência de sentir a emoção que toma conta no Bumbódromo em Manaus
ComunicaçãoEventosSociedade

Codajás recebe primeira edição da Feira Cultural de Literatura Amazônica em julho

Evento gratuito reúne literatura, música, oficinas, cinema e atividades culturais nos dias 2 e 3 de julho
EntretenimentoEventos

Theatro da Paz recebe o espetáculo ‘oS mambembeS’

Espetáculo que já reuniu mais de 40 mil espectadores acontece de 3 a 5 de julho, em Belém

Relacionadas

ComunicaçãoNotíciasRevistas

Revista Rio Negro abre seleção para obras inspiradas na Amazônia

Primeira edição da revista leva o tema ‘Literatura Amazônica Contemporânea’ e receberá inscrições até 5 de julho
ComunicaçãoNotícias

Fenapro e Sinapros lançam manual de orientação para publicidade no período eleitoral 

Documento traz as regras básicas sobre como as agências de publicidade devem atuar frente às limitações previstas para a publicidade institucional no período das eleições gerais do país
ComunicaçãoSociedade

Liberdade de expressão, liberdade de imprensa e discurso de ódio: onde estão os limites?

Direitos fundamentais garantem a circulação de ideias, mas não autorizam ataques à dignidade humana nem a disseminação de discursos discriminatórios
Acessar o conteúdo