Espetáculo ‘Maroca Pipoca – A Estourada do Norte’ realiza circuito por municípios do Amazonas
A partir desta sexta-feira, 7, o espetáculo inicia o circuito de apresentações por dez municípios do médio e baixo Amazonas
O espetáculo “Maroca Pipoca – A Estourada do Norte”, da Cia de Atores Escalafobéticos inicia nesta sexta-feira, 7, um circuito de apresentações por dez municípios do médio e baixo Amazonas. A primeira cidade a receber a peça será Itacoatiara, seguida de Itapiranga, Maués, Barreirinha e Parintins, no Amazonas, além de Juruti, Óbidos, Oriximiná, Alenquer e Santarém, no Pará.
Imagem: Divulgação
O projeto, realizado pela Cacique Produções, foi contemplado pelo Programa Rouanet Norte 2024-2025, do Ministério da Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia (BASA). A peça traz de volta aos palcos a icônica Maroca Pipoca, interpretada pelo ator e dramaturgo Wallace Abreu. Empresária bem-sucedida e dona da maior fábrica de pipocas da região Norte, Maroca é envenenada pelos filhos que querem sua herança, mas seus planos são ameaçados com a chegada de Tia Diquinha, sua irmã gêmea.
Com direção artística de Wallace Abreu e produção de Rafaela Guimarães, o elenco conta com os atores Branco Souza, Richard Hartz e Ruan Viana. A comédia adulta, no formato de teatro de rua, tem classificação indicativa livre e será apresentada em praças, escolas e centros culturais, aproximando o espetáculo do público em cidades afastadas dos grandes centros urbanos.
Imagem: Divulgação
“Importante destacar a relevância do movimento de interiorização da cultura, que ainda se concentra majoritariamente nas capitais. No Norte temos mais uma dificuldade nesse processo, que é a questão geográfica e logística da região. Graças a movimentos como o Programa Rouanet Norte, brilhantemente pensado pela atual equipe do Ministério da Cultura, e principalmente, graças ao patrocínio de instituições como o Banco da Amazônia, que atuam em nossa região e entendem as dificuldades locais, conseguimos alcançar novos públicos”, reforça Wallace Abreu.
Formação
Além das apresentações do espetáculo, o circuito inclui workshops e rodas de conversa sobre teatro de rua, comédia e a trajetória da companhia. As atividades são voltadas principalmente para jovens em situação de vulnerabilidade, estudantes e artistas locais. Entre as oficinas, destaca-se “A Busca por uma Corporeidade Cômica”, ministrada por Branco Souza e Wallace Abreu, que será realizada em cidades como Itacoatiara, Maués, Parintins, Óbidos e Santarém.
Além da formação artística, o projeto também promove ações de conscientização ambiental em três das dez cidades do circuito. Em parceria com prefeituras e empresas locais, serão realizados plantios de mudas de árvores nativas e frutíferas em áreas desmatadas ou de reflorestamento, incentivando a preservação ambiental entre crianças e jovens participantes.
Agenda de apresentação
Itacoatiara
Data: 07/03 às 18h
Local: Praça do Mirante
Workshop: 08/03 às 9h, no Centro Cultural Velha Serpa
Itapiranga
Data 08/03 às 19h
Local: Praça Sagrado Coração de Jesus
Roda de Conversa logo após a apresentação
Maués
Data: 09/03 às 19h
Local: Museu do Homem
Workshop: 10/03 às 9h, no Museu do Homem
Barreirinha
Data: 11/03 às 19h
Local: Centro Cultural Teodoro Dutra
Roda de conversa logo após a apresentação
Parintins
Data: 12/03 às 19h
Local: Auditório do Liceu Cláudio Santoro (Bumbódromo)
Workshop: 13/03 às 9h, no Auditório do Liceu Cláudio Santoro (Bumbódromo)
Juruti
Data: 14/03 às 16h
Local: Escola Elza Albuquerque
Roda de conversa logo após a apresentação
Óbidos
Data: 15/03 às 19h
Local: Praça Frei Rogério
Workshop: 16/03 às 9h, na Casa da Cultura
Oriximiná
Data: 17/03 às 10h
Local: Escola Pe. José Nicolino
Roda de conversa logo após a apresentação
Alenquer
Data: 17/03 às 16h
Local: Salão Claudir Aniz Gantuss
Roda de conversa logo após a apresentação
Santarém
Data: 18/03 às 19h
Local: Escola Don Macedo Costa
Workshop: 19/03 às 9h, na Escola Don Macedo Costa
Sobre o Programa Rouanet Norte
O Programa Rouanet Norte foi criado para nacionalizar o investimento na cultura do país e fazer com que os produtores culturais do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins sejam os promotores da arte consumida pela população destes estados, com financiamento específico.
Realizado pelo MinC, por meio da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), em parceria com a Secretaria da Comunicação Social da Presidência da República (Secom/ PR) e quatro empresas estatais, Banco da Amazônia (BASA), Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CAIXA) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios); o Rouanet Norte foi estruturado para que os agentes culturais dos sete estados da Região Norte tivessem as mesmas oportunidades de autorização para captação de recursos via Lei Rouanet.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.