Thaís Andrade; 16/11/2022 às 14:00

Em sua edição mais inclusiva, Campus Party Brasil retorna ao seu formato tradicional

Realizada entre 11 e 15 de novembro, o evento privilegiou o fortalecimento e a integração das comunidades em um cenário de intensa transformação digital

A 14ª edição da Campus Party Brasil, maior imersão tecnológica sobre internet, blockchain, cultura maker e empreendedorismo do mundo, retornou ao seu formato tradicional, com Arena, Open Campus e Camping, ocupando durante cinco dias o Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo. Apresentando diversas ações inclusivas, o evento reuniu mais de mil palestrantes e promoveu 500 horas de conteúdo. No encerramento do evento, foi anunciada a edição de 2023, que ocorrerá entre 25 e 30 de julho.

Para Tonico Novaes, CEO da Campus Party, essa edição de retomada da CPBR14 ao formato presencial teve como marca a reflexão e o debate sobre como a tecnologia nos mais variados campos do conhecimento pode contribuir para um futuro mais harmonioso, inclusivo e integrador.

“Com o evento de retomada, a nossa intenção foi trazer aos participantes workshops, palestras e oficinas que pudessem enriquecer sua visão de mundo no que diz respeito aos nossos desafios como sociedade e às ferramentas e soluções que já temos hoje para lidar com eles”, complementa.

O Include, projeto promovido pelo Instituto Campus Party, que proporciona aos jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes acesso à tecnologia por meio da criação e montagem de laboratórios de robótica, anunciou a abertura, em março de 2023, do primeiro laboratório no estado de São Paulo, que ficará na cidade de Leme. Na CPBR14, o Campus Kids, espaço que contou com a curadoria do instituto, realizou diversas atividades e workshops que promoveram a educação de forma lúdica. Entre os destaques, os participantes puderam participar de oficinas relacionadas à robótica e à internet das coisas.

“As oficinas Include trouxeram para a CPBR14 projetos de experimentação de robótica para toda a família”, explica a diretora do Projeto Include, Sidiane Zanin.

Na Arena, área onde circularam mais de 12 mil campuseiros, sendo seis mil acampados, aconteceram as palestras de grandes personalidades nacionais e internacionais, como Orkut Buyukkokten, Dra. Jessica Leeker, Tommaso Prennushi, Jordan Soles, Dr. Josiah Zayner, Gabe Gabrielle, Bill Reith, Dr. Fabiano de Abreu, Ricardo Cappra, Dado Schneider, Laysa Peixoto, Lorrane Olivlet, entre outros. Além disso, os campuseiros puderam usufruir de uma velocidade de internet de 40 GB. Ao todo, incluindo os visitantes da Open Campus, área gratuita repleta de atividades de educação, empreendedorismo e entretenimento, passaram 135 mil pessoas pelo evento entre os dias 11 e 15 de novembro.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.