O empresário bilionário sul-africano Elon Musk desembarcou no Brasil na manhã desta sexta-feira, 20, para participar de um encontro com membros do governo federal e empresários. De acordo com informações divulgadas pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, o evento tinha como pauta central a Amazônia, abordando temas como marcos regulatórios e conectividade nas escolas da região.
A convite do ministro, Musk veio para “tratar com o governo brasileiro sobre conectividade e proteção da Amazônia”. O governo federal anunciou a implementação do projeto Norte Conectado, que pretende introduzir cabos de fibra óptica nos leitos dos rios com o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na região, e o empresário é dono da Starlink, empresa que promove o acesso à internet via satélites; logo, a parceria deve visar complementar os serviços oferecidos pelo governo.
Por meio de seu perfil no Twitter, Elon Musk falou sobre a parceria da Starlink com o governo federal brasileiro: “Superanimado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19 mil escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia”.
Até o momento não foram divulgadas novas informações, como valores, abrangência do serviço e quando esta parceria se iniciará.
É válido ressaltar que a proteção e o monitoramento da Amazônia já são feitos por órgãos competentes brasileiros, como o Imazon e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), por exemplo.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.