Educação é o tema do segundo episódio do podcast “Elas na Ciência”, lançado nas plataformas digitais do projeto e do Portal Edilene Mafra. O episódio traz um bate-papo com a doutora Nádia Falcão, pesquisadora na área da educação no Amazonas. O projeto visa dar visibilidade a mulheres amazonenses que são destaque nas diversas áreas do conhecimento.
O podcast “Elas na Ciência” apresenta histórias de mulheres cientistas amazonenses em 10 episódios, que serão exibidos até agosto de 2024.
Os episódios têm duração de 30 minutos, contam com a apresentação das pesquisadoras Inara Costa e Edilene Mafra. O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do “Programa Empreendedorismo Feminino”.
Projeto ‘Elas Na Ciência’
O projeto “Elas na Ciência – Pesquisadoras e Empreendedoras conectadas pela Ciência e Tecnologia na Amazônia” aborda os perfis das pesquisadoras que se destacam no Amazonas, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ao todo serão exibidos 10 episódios, a serem lançados até agosto de 2024, sendo duas edições especiais.
A coordenadora do “Elas na Ciência”, Inara Costa, destaca a inovação do projeto e como surgiu a ideia de associar as temáticas aos ODSs da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A proposta é divulgar pesquisas científicas desenvolvidas na Amazônia que estão alinhadas aos ODSs, dando maior visibilidade para o trabalho das mulheres cientistas. Para isso o podcast foi a melhor alternativa por ser de baixo custo, de grande alcance na internet, num formato de uma conversa descontraída”, afirmou.
O “Elas na Ciência” é realizado em parceria com o Portal Edilene Mafra, plataforma especializada em cultura amazônica, que disponibilizará o conteúdo multimídia do projeto. A equipe ainda é composta pelas pesquisadoras Cristiane Barbosa, Manuella Dantas e Mayane Batista, que assinam a pesquisa e a produção dos podcasts.
Segundo episódio
No segundo episódio, a entrevistada é a doutora Nádia Maciel Falcão, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A pesquisadora tem experiência na área de Educação no Amazonas.
Nádia Falcão, que é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Juventude, Educação e Trabalho na Amazônia (Jetam), fala sobre os desafios da carreira como pesquisadora.
“É uma honra poder compartilhar um pouco das lutas e alegrias de ser mulher que faz ciência na área da educação na Amazônia. O projeto proporciona uma sensação de reconhecimento para quem participa e contribui para inspirar novas meninas e mulheres a trilhar os caminhos da pesquisa científica,” afirma.
A entrevista foi baseada na temática do ODS 4 – “Educação de qualidade”. A professora destacou particularidades da pesquisa “Itinerários formativos e projetos de vida no novo ensino médio: processos, propostas e sujeitos”.
Sobre o novo Ensino Médio
O Novo Ensino Médio é resultado da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBI) por meio da Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Entre as mudanças, estão aumento da carga horária, nova grade curricular e ensino voltado para a formação profissional.
Aprovada em 2017, a implantação do projeto nas escolas começou em 2022, no que ocasionou discursos e críticas sobre a lei. Em 2023, projeto de lei 5.230 proposto pelo governo federal tramita no Congresso Nacional pedindo redefinição na política do novo ensino médio.
Apresentadoras
Inara Regina Costa, coordenadora do projeto, é graduada em Relações Públicas (Ufam), tem mestrado em Engenharia de Produção (Ufam) e doutorado em Administração (UFMG). Atua como professora na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam) e desenvolve pesquisas nas áreas de Comunicação Pública da Ciência e Comunicação Organizacional.
Edilene Mafra, parceira no projeto, é graduada em Jornalismo (Ufam) e Rádio e TV (Uninorte), tem mestrado em Ciências da Comunicação (Ufam) e doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ufam). Atua como diretora-executiva no portal homônimo, professora de Jornalismo (FIC/Ufam) e apresentadora na CBN Amazônia (Manaus).
Ficha técnica
Pesquisa: Cristiane de Lima Barbosa e Manuella Dantas
Produção e roteiro: Mayane Batista
Cinegrafia e edição de imagens: Bismarck Joacka e Gabriel Alves
Câmera de estúdio: David Simplício
Direção de TV: Klinger Almeida
Direção: Edilene Mafra
Coordenação geral: Inara Regina Costa
Estúdio de transmissão: Amazon Livestream
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.