Thaís Andrade; 04/12/2024 às 19:11

Dia Mundial da Propaganda: Como os profissionais ganham visibilidade no Norte?

Ainda que invisíveis para o resto do país, os comunicadores do Norte mostram o valor de seu potencial

A propaganda é a arte de impactar, inspirar e transformar. Em suas várias possibilidades, a propaganda permite que boas ideias sejam levadas além de fronteiras inimagináveis, chegando a públicos diversos e transformando contextos.

Arte: Mercadizar

Para profissionais do Norte, porém, a visibilidade e valorização de suas criações não são levadas em consideração no panorama nacional de propaganda e comunicação. A comunicação, o entretenimento e a cultura do país são centradas no eixo RJ-SP. Afinal, quem olha para o Norte?

Ao longo dos últimos anos, muitos nomes nortistas se destacaram nas edições do PMKT, um prêmio feito por comunicadores para comunicadores do Norte, e que busca também valorizar o 4 de dezembro, considerado o Dia Mundial da Propaganda.

Mais que uma premiação, o PMKT promove o fomento e a visibilidade a profissionais e agências que transformam a comunicação e a criatividade em todos os estados da região.

Ainda em sua primeira edição, em 2010, o PMKT surgiu como o Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing como forma de reconhecer e homenagear os profissionais de comunicação do Amazonas, envolvendo agências de publicidade, profissionais de marketing, jornalistas, estudantes de comunicação e empresários do mercado local. 

Na sua última edição, realizada em 2022, o prêmio passou a abranger todos os sete estados da região, entendendo que o reconhecimento é um item essencial de motivação e fundamental ao desenvolvimento das áreas da comunicação  nortista.

No PMKT, profissionais da propaganda são reconhecidos em diversas categorias como “Melhor da Publicidade”, “Campanha Publicitária”, “Publi do Ano”, “Troféu Acadêmico Victor Ribeiro” e “Agência do Ano”. Na 11º edição, o PMKT promoveu o contato direto entre comunicadores participantes de todo o Norte com profissionais de diversas outras regiões do país, promovendo intercâmbio de conhecimento e criatividade.

Diálogo e conexão

O processo de valorização também é coletivo. A invisibilidade não é só sobre os profissionais, mas também é sobre a cultura e a população nortista em geral, que não se vê nos espaços midiáticos de âmbito nacional. Ou seja, o protagonismo da discussão tem que ser dos próprios nortistas, afinal um comunicador do Norte tem como diferencial a essência da maior região do país, repleta de múltiplas culturalidades.

A comunicação não é um trabalho solo: são equipes de redatores, designers, publicitários, estrategistas e clientes criando juntos. O fomento a produções locais deve se intensificar entre os próprios criativos, em um movimento de fortalecimento coletivo da dinâmica de produção de comunicação da região.

O PMKT surge com o objetivo de ajudar esse cenário ideal, mas com consciência de que esse é só um passo na longa jornada de fomento aos profissionais da região Norte. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.