Matheus Menezes; 10/09/2025 às 19:34

Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 abre inscrições gratuitas para incentivar ações ambientais pelo Dia Mundial da Limpeza

Transpetro e Instituto Limpa Brasil mobilizam diversas cidades com mutirões de limpeza, oficinas, ações de educação ambiental e concurso de fotografia com premiações e exibição internacional durante a COP30

As inscrições para o Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025 estão abertas até o dia 20 de setembro. Patrocinado pela Transpetro e realizado pelo Instituto Limpa Brasil, o evento faz parte da programação do Dia Mundial da Limpeza, que acontece no dia 20 de setembro. A iniciativa tem o objetivo de reunir arte, participação social e educação ambiental, convidando os brasileiros de todas as regiões a registrarem o cuidado com a natureza e a preservação do meio ambiente.

Foto: Divulgação

Para participar, é necessário que o candidato tenha mais de 12 anos e não seja profissional da fotografia ou funcionário na Transpetro. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site www.limpabrasil.org. O regulamento do concurso também já está disponível. 

Gerente geral de Comunicação Empresarial e Imprensa da Transpetro, Lilian Rossetto ressalta que a arte, no caso a fotografia, pode promover uma cultura de sustentabilidade.

“Acreditamos que iniciativas culturais têm um papel essencial na construção de uma consciência ambiental coletiva. Ao patrocinar o Concurso de Fotografia Limpa Brasil, a Transpetro reforça seu compromisso com projetos que unem arte, educação e transformação social. A fotografia é uma linguagem poderosa para inspirar atitudes e conectar pessoas ao cuidado com o planeta”.

Cada participante precisa enviar uma única fotografia inédita que retrate iniciativas individuais ou coletivas de preservação ambiental, mutirões de limpeza ou os impactos causados pelo descarte inadequado de resíduos. A imagem enviada precisa ter sido registrada entre os dias 16 e 22 de setembro, durante as ações oficiais do Dia Mundial da Limpeza. 

Foto: Divulgação

A companhia Transpetro planeja mutirões em 39 municípios de 20 estados e no Distrito Federal, com parceria do Instituto Limpa Brasil em 15 cidades. Qualquer pessoa pode participar como voluntário, apenas é preciso acessar o site oficial da Limpa Brasil e escolher a ativação mais próxima.

As atividades, realizadas em conjunto com cooperativas de reciclagem e associações de catadores, incluem mutirões de limpeza em praças, praias, rios e áreas urbanas. A ação ainda conta com a instalação de ecopontos, distribuição de materiais educativos, palestras e oficinas em escolas públicas. Em 2024, a mobilização reuniu mais de 618 mil voluntários e retirou 1.256 toneladas de resíduos sólidos do meio ambiente. 

“A Transpetro acredita que cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas. Por isso, investimos em ações que promovem educação ambiental, inclusão social e sustentabilidade. O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade de unir forças com a sociedade, com as cooperativas e com o poder público para transformar realidades. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa mobilização, que tem como foco a preservação do meio ambiente e o cuidado com as pessoas”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci. 

Para a premiação, 15 fotos são escolhidas por um júri técnico e pelo voto popular, tendo destaque internacional, com exibição durante a 30° Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP30, que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém. Os vencedores recebem prêmios como notebooks, celulares e tablets. 

“O projeto também contempla a realização de palestras online e oficinas abertas aos participantes do concurso, focado em educação ambiental e na participação social. Em paralelo, serão promovidas dez palestras presenciais em escolas públicas localizadas em áreas de vulnerabilidade social”, ressalta Edilainne Muniz, diretora executiva do Instituto Limpa Brasil.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.