Poliany Rodrigues; 11/04/2025 às 15:23

Companhia Fulano di Tal apresenta espetáculo ‘A Fabulosa História do Guri-Árvore’ em Manaus

Obra do grupo de Mato Grosso do Sul integra a programação do projeto Escambo Rede Parente

Neste sábado (12) e domingo (13), o projeto “Escambo Rede Parente” apresenta o espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, da companhia Fulano di Tal, de Mato Grosso do Sul, no Buia Teatro, localizado na rua Dona Libânia, 300, no centro. As sessões acontecem às 17h, com entrada gratuita.

Foto: Johnny Faustino

Ainda no sábado, a programação inclui a oficina “Lugar de Ser Bocó – Criando Histórias com Objetos do Nosso Quintal”, das 10h às 12h, no Palácio da Justiça (av. Eduardo Ribeiro, 901, centro). Já no domingo, acontece a mesa pública “O Teatro Popular a Partir da Estética Poética de Manoel de Barros”, também das 10h às 12h, no mesmo local. As inscrições para as oficinas estão disponíveis no perfil do projeto no Instagram: @projetoescamboredeparente.

“‘A Fabulosa História do Guri-Árvore’ tem classificação livre, ou seja, é para curtir em família. O espetáculo fala das histórias do nosso quintal. As crianças adultas vão se identificar, pois retrata uma época saudosista em que brincávamos no quintal de casa, de pés descalços, imaginando mundos para nos divertir”, comentou o diretor do espetáculo, Marcelo Leite. “Já as crianças de hoje terão contato com outra forma de brincar, que não envolve tecnologia, mas sim a imaginação. Tudo isso com o universo do poeta Manoel de Barros como pano de fundo, um dos maiores poetas do país, que brinca com as palavras.”

Em cena, durante 50 minutos, por meio da brincadeira, do lúdico e do teatro de objetos, os irmãos Abílio (interpretado por Douglas Moreira) e Palmiro (vivido por Edner Gustavo) contam histórias do quintal deles. Personagens como o vovô Manoel, Bernardo, Bugrinha, a professora Maria da Glória Sá Rosa, Lídia Baís e Wega Nery também estão presentes. A trilha sonora conta com canções originais compostas especialmente para a montagem.

“Estamos super felizes por irmos a Manaus pelo projeto Escambo. É a nossa primeira vez por essas bandas, então a expectativa pelo encontro com o público está grande. Só ouvimos coisas boas sobre a cidade e estamos animados para apresentar o espetáculo por lá”, declarou Marcelo Leite. “Este ano fomos indicados ao Palco Giratório 2025, então muitos estados e cidades serão visitados, e Manaus está entre os lugares que mais queremos conhecer.”

Escambo Rede Parente

Foto: Johnny Faustino

Em Manaus, as atividades do projeto acontecem todos os sábados e domingos de abril. A estreia na capital amazonense contou com o premiado espetáculo Huma, com Francisco Rider, Ly Skant e Koia, coletivo do Amazonas, em apresentações no Parque dos Bilhares.

O “Escambo Rede Parente” oferece uma programação gratuita com espetáculos, oficinas e mesas públicas em espaços como o Parque dos Bilhares, Buia Teatro, Palácio da Justiça, Teatro da Instalação e Sala Selma Bustamante (na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas – Esat/UEA).

“A primeira semana em Manaus nos deixou cheios de expectativas em relação ao percurso que o Escambo Rede Parente ainda vai cumprir na capital. Esse início mostra o acerto da proposta do projeto, que é criar uma rota de trocas simbólicas, estéticas, pedagógicas e artísticas entre artistas geograficamente próximos, mas que muitas vezes não conhecem as produções uns dos outros”, afirmou Edgar Castro, idealizador do projeto ao lado de Donizeti Mazonas.

O projeto teve início em março, em Belém, com acolhimento do Grupo Usina. Em maio, segue para Campo Grande, com a companhia Fulano di Tal, e em junho desembarca em São Paulo, com a Cia Cisco.

A iniciativa da Cia Cisco (SP), liderada por Edgar Castro e Donizeti Mazonas, foi contemplada pela Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Universidade do Estado do Amazonas, do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Prefeitura de Manaus, da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), da Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional, e do Ministério da Cultura – Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.

Programação

19 e 20/04, às 20h
Espetáculo “Com os Bolsos Cheios de Pão”, da Cia Cisco (SP)
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro

20/04, das 10h às 14h
Oficina “A Escuta do Corpo”
Teatro da Instalação

20/04, às 17h
Mesa pública “O Trabalho do Intérprete Teatral como Ofício”
Teatro da Instalação

26 e 27/04, às 20h
Espetáculo “Momo – Um Ato Poético para Testemunhas”, do Grupo Usina (Belém)
Sala Selma Bustamante – Esat/UEA – Av. Leonardo Malcher, 1728, Praça 14

26/04, das 10h às 13h
Oficina “A Carne da Palavra”
Palácio da Justiça

27/04, das 10h às 12h
Mesa pública “Pachiculimba, uma Encenação Contra-Hegemônica”
Palácio da Justiça

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.