A luta pela garantia dos direitos das pessoas transexuais é o tema do Janeiro Lilás. Para marcar o período tão importante para a comunidade LGBTQIAP+, o CNN No Plural+, editoria que trata de assuntos de diversidade e inclusão na CNN Brasil, montou uma programação especial para falar sobre o tema ao longo deste primeiro mês de 2023 na CNN Rádio.
“O objetivo é dar voz a quem tem lugar de fala e, assim, combater o preconceito que essas pessoas sofrem todos os dias”, conta Rafael Câmara, líder do CNN No Plural e especialista em Diversidade & Inclusão da CNN Brasil. “Hoje, a baixa escolaridade, o desemprego, a discriminação e a violência que enfrentam faz do Brasil o país que mais mata transexuais no mundo. Enquanto a expectativa de vida média da população brasileira é de 74 anos, segundo o IBGE, a das pessoas trans é de 35 anos”, assinala.
Todas as quintas-feiras de janeiro, na CNN Rádio, Rafael Câmara, com os jornalistas Nicole Fusco e Roberto Nonato, entrevista personalidades transexuais que, com seus exemplos de vida, ajudam a quebrar preconceitos. Nesta quinta-feira, 12, o convidado da semana é Alexandre Kiyohara, head de Diversidade e Inclusão da B3 – Bolsa do Brasil. Ele é formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP e tem pós-graduação em Diversidade e Inclusão.
A atriz Carol Marra abriu a série, na última quinta-feira, 5, e a deputada federal Erika Hilton será a próxima entrevistada do quadro, no dia 19 de janeiro. Eleita deputada federal por São Paulo nas últimas eleições, Erika Hilton teve quase 257 mil votos e é a primeira mulher trans a representar o estado no Congresso Nacional. Antes, ela exercia mandato de vereadora na cidade de São Paulo, tendo sido eleita em 2020.
O quadro CNN No Plural+ vai ao ar toda quinta-feira às 8 da manhã, na CNN Rádio. A transmissão é feita em parceria com a rádio Transamérica FM, que veicula todo o conteúdo (FM 100.1 em São Paulo) em diversas frequências locais pelo país. A programação da CNN Rádio vai ao ar ao vivo de segunda a sexta-feira, entre 5h e 10h da manhã.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.