Sofia Lourenço; 11/11/2024 às 18:36

Casarão de Ideias lança edital para ocupações artísticas em comemoração aos 15 anos

As inscrições seguem até o dia 29 de novembro e os contemplados poderão utilizar o espaço a partir de 2025

O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) lançou, nesta segunda-feira, 11, o Edital de Chamada Pública nº 001/2024, em comemoração aos seus 15 anos de fundação, que serão celebrados em 2025. O edital visa selecionar projetos artísticos, grupos e coletivos para ocupações no espaço cultural de 3 de fevereiro a 20 de dezembro de 2025.

Imagem: Divulgação

Com o objetivo de fomentar e dar visibilidade à arte em Manaus, a iniciativa pretende ampliar o acesso a espaços públicos de cultura e promover a diversidade de linguagens e manifestações artísticas na capital amazonense.

De acordo com João Fernandes, diretor do Casarão de Ideias, as ocupações terão um caráter colaborativo, com os artistas sendo responsáveis pela produção das atividades em parceria com o centro cultural. 

 

Imagem: Divulgação

“Queremos fomentar a pesquisa, estimular novos processos investigativos, temporadas, residências e exposições, além de fortalecer as dinâmicas sociais da arte”, explica Fernandes. 

Ele também destaca que a programação incluirá palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros e outras atividades que promovem o intercâmbio entre artistas e público. O edital contempla uma série de atividades, incluindo temporadas de espetáculos, exposições bimestrais na galeria do Casarão, atividades formativas e o Cine Casarão. 

Imagem: Divulgação

Para se inscrever, os proponentes devem enviar suas propostas, acompanhadas de documentos como currículo dos artistas, projeto descritivo e links para imagens das obras, por meio do e-mail oficial do Casarão: casaraodeideiasam@gmail.com, até o dia 29 de novembro.

Embora o edital não ofereça incentivo financeiro para a produção das atividades, o espaço será cedido para as ocupações, e é possível cobrar ingressos de preços populares, com a condição de que também seja realizada uma atividade gratuita ou formativa como contrapartida.

A seleção dos projetos será feita por uma comissão, que avaliará as propostas com base em critérios como qualidade técnica, relevância conceitual e viabilidade. O resultado será divulgado no site do Casarão de Ideias. Mais informações estão disponíveis no regulamento completo no site oficial do Casarão de Ideias.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.