Tuane Silva; 13/01/2023 às 09:00

CAIXA Cultural apresenta ‘Mulheres que mudaram 200 anos’

Exposição criada pela Agência EA conta a trajetória de mulheres brasileiras que fizeram história

A CAIXA Econômica inaugura a exposição “Mulheres que mudaram 200 anos”, aberta ao público com visitação gratuita em todas as unidades da CAIXA Cultural espalhadas pelo Brasil. “Mulheres que mudaram 200 anos” é uma exposição histórico-biográfica sobre mulheres que tiveram participação relevante durante o processo de independência do Brasil e nos anos de sustentação do movimento.

A exposição criada pela Agência EA foi produzida a partir da historiografia de Mary Del Priori e com direção curatorial de Marina Bortoluzzi. É um projeto produzido integralmente por mulheres, com a participação de artistas visuais e obras de arte selecionadas.

“O objetivo é, através da arte, apresentar a trajetória de mulheres que tiveram grande participação na construção do processo de independência do país, e, através dessas histórias, inspirar os visitantes a nunca desistirem de seus sonhos e seus ideais”, ressalta Fernanda Melo, diretora executiva do núcleo CAIXA na Agência EA.

As experiências vividas por Maria Leopoldina, Maria Felipa, Maria Quitéria e Nísia Floresta demonstram a importância das mulheres para o desenvolvimento do Brasil como nação. 

Em cada unidade da CAIXA Cultural serão apresentadas visões diferentes das personagens, ilustradas em pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, vídeos, instalações e bandeiras, através do olhar de artistas como Janaína Vieira, Dani Rampe, Aline Motta, Moara Tupinambá, Keila Sankofa, Salissa Rosa, Maré de Matos e Mônica Ventura, entre outras.

Além dessas mulheres, a exposição resgata a memória de Hipólita Jacinta de Teixeira de Melo, Bárbara Alencar, Urânia Vanério, Joana Angélica, Caretas do Mingau, Ana Lins, Mariana Crioula, Maria Joaquina de Almeida e Maria Josephine Matilde Duroche.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.