Thaís Andrade; 07/12/2023 às 12:30

Artistas nortistas são premiados na 10ª edição do Prêmio Grão de Música

Músicos premiados representam os estados do Tocantins, Acre e Pará

Músicos nortistas estão entre os premiados da 10ª edição do Prêmio Grão de Música. Rodolfo Minari é acreano, Vital Lima é do estado do Pará, e Juraildes da Cruz é o representante do Tocantins.

A 10ª edição do Prêmio Grão de Música apresenta a seleção com 15 artistas premiados. Compositores, compositoras e intérpretes são selecionados pela curadoria do PGM sempre pelo conjunto de sua obra, um reconhecimento atemporal de talentos e trajetórias, e destacando a canção brasileira.

Em 2023, o Prêmio Grão de Música celebra 10 anos de existência, e para comemorar este marco realiza este ano duas noites de evento no Teatro Brincante, em São Paulo. Na sexta-feira, dia 15 de dezembro, acontece a solenidade da premiação com a entrega, aos 15 artistas que recebem a estatueta criada pelo  artista visual Elifas Andreato. No sábado, 16, será a noite da Mostra com shows dos premiados e premiadas celebrando esta década. 

Para a Mostra PGM, que traz o show comemorativo com diversas participações. A noite da premiação recebe convidados e convidadas, e o público também poderá participar, com acesso gratuito, por uma cota de ingressos limitada e distribuída pelas redes sociais do PGM. 

A lista completa dos premiados conta com os artistas: Ana Cacimba (SP), Carroça de Mamulengos (CE), Dani Lasalvia (SP), Débora di Sá (GO), Flávia Bittencourt (MA), Gean Ramos Pankararu – Povo Pankararu (PE), Glória Bonfim (BA), Grazie Wirtti (RS), Guilherme Rondon (MS), Juraildes da Cruz (TO), Lenilde Ramos (MS), Pereira da Viola (MG), Rodolfo Minari (AC), Sandra Belê (PB), Vital Lima (PA).

Rodolfo Minari – Acre

Rodolfo Minari é escritor e compositor com cinco álbuns lançados. Roteirista do filme “Noites Alienígenas”, grande vencedor do 50º Festival de Gramado, sua obra foi premiada em dezenas de concursos literários e festivais de música, incluindo o Prêmio IBERMUSICAS de Composição de Canção Popular.

Rodolfo Minari (Imagem por Narjara Saab)

Vital Lima – Pará

Vital Lima nasceu em Belém do Pará. É compositor e intérprete com respeitada trajetória na música popular brasileira, compondo também para o teatro. Além de seus próprios discos, suas músicas são gravadas por renomadas vozes da MPB. 

Vital Lima (Imagem por Marcelo Castelo Branco)

Juraildes da Cruz – Tocantins

O cantor e compositor Juraildes da Cruz nasceu em Aurora do Norte (GO). Atualmente vive no Tocantins. Cresceu ouvindo cantigas de roda, catiras, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Em 1998, ganhou o prêmio SHARP com a música “Nóis é Jeca, Mais é Jóia”, na categoria de melhor música regional.

Juraildes da Cruz (Imagem por J. Santos)

Prêmio Grão de Música

Teve início em Salvador na Bahia, em 2014, por iniciativa de Socorro Lira, produtora, cantora e compositora paraibana. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país. Colocando também seu olhar pelo interior do Brasil, na tentativa de revelar talentos que não são vistos nos circuitos habituais e muitas vezes ainda pouco conhecidos pelo grande público.

O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira, firme na missão de ampliar o olhar por todo o país, a fim de revelar ou destacar nomes que fazem diferença para a música.

A seleção para a premiação acontece anualmente por uma equipe central, a partir do recebimento de obras enviadas pelos próprios artistas e indicadas pelas curadorias regionais (estabelecidas desde 2017) formadas por colaboradores e colaboradoras de diversos cantos do país, seguindo as diretrizes do PGM. A obra e trajetória artística são os principais critérios avaliados para escolha dos premiados e premiadas, desta forma, a escolha dos artistas contemplados não é baseada em lançamentos, a premiação é atemporal.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.