Os jovens irmãos Graziela Yaci Santos e Gustavo Santos brilharam em mais um campeonato brasileiro, entre mais de 240 atletas de 21 estados.
A dupla levou o Amazonas ao pódio do 51° Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto/Open de Tiro com Arco, realizado entre 23 e 27 de setembro em Maricá (RJ), conquistando a medalha de prata na categoria “Dupla Mista” e reafirmando o protagonismo indígena no cenário nacional.

No campeonato, os arqueiros tiveram um desempenho expressivo, conquistando o segundo lugar no pódio. No classificatório geral, ficaram em terceiro lugar, mostrando regularidade e alto desempenho técnico. Já nas disputas individuais, Gustavo encerrou sua participação em quinto lugar, fortalecendo o nome do Amazonas entre os grandes destaques da competição.

Yaci Santos constrói uma carreira marcada pelo pioneirismo, sendo a primeira mulher indígena a compor a seleção brasileira de tiro com arco. Como representante do país nos Jogos Sul-Americanos, a atleta conquistou a medalha de ouro no individual feminino e por equipe.
“Já fazia quatro anos que não chegávamos a uma final de ouro em dupla mista. Ficamos muito felizes em trazer essa medalha para casa, para o Amazonas, representando nosso povo e nossa floresta”, afirmou a arqueira.
Para Gustavo Santos, a vitória reflete um período de empenho contínuo, disciplina e dedicação.
“Essa medalha é fruto de muito treino e esforço. Representar o Amazonas em uma competição desse porte é um orgulho imenso. Nosso objetivo é seguir evoluindo e abrir portas para que mais jovens indígenas se inspirem na arquearia”, contou.
Nascida na comunidade Kuana, na zona rural de Manaus (AM), dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, Yaci iniciou sua trajetória esportiva em 2013, por meio do projeto Arquearia Indígena, coordenado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco). Sua história se consolida como um marco na valorização da cultura indígena, reforçando a necessidade de respeitar e preservar tradições e as identidades dos povos da Amazônia.
“Com o apoio do projeto, conquistei medalhas e cheguei à seleção brasileira de tiro com arco, tornando-me a primeira arqueira indígena do país na equipe. Esse projeto me abriu caminhos que mudaram minha vida: graças à arquearia, concluí a faculdade de Ciências Contábeis e aprendi muito além do esporte. Meu maior sonho agora é chegar às Olimpíadas e mostrar que os povos indígenas podem estar em qualquer lugar, inclusive no maior palco esportivo do mundo”, afirmou a atleta.
Em 12 anos de existência, o projeto Arquearia Indígena destaca a prática do tiro com alvo não apenas como modalidade esportiva, mas também como um resgate cultural e fortalecimento da autoestima dos povos indígenas. A iniciativa já levou atletas da região a conquistarem mais de 50 medalhas em competições nacionais e internacionais, revelando talentos e promovendo inclusão.
Para Rosa dos Santos, supervisora do projeto Arquearia Indígena da FAS, o projeto possibilita a expansão da representatividade indígena no esporte nacional e apresenta o potencial do tiro com arco como um esporte importante para a inclusão, valorização cultural e empoderamento da juventude indígena.
“Ver Graziela e Gustavo no pódio é motivo de orgulho e inspiração, pois eles se tornam espelho para inúmeros jovens indígenas que sonham em trilhar seus próprios caminhos, dentro e fora do esporte. Investir no talento desses jovens é acreditar em um futuro mais justo, diverso e com a Amazônia protagonista”, destaca Rosa.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas e a valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade.
Com 17 anos de atuação, a instituição apresenta resultados expressivos, como o aumento de 202% na renda média de milhares de famílias beneficiadas e a redução de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.