Tuane Silva; 30/01/2023 às 15:00

Após WhatsApp liberar comunidades, associação de internet faz alerta de segurança

Aplicativo de celular iniciou liberação gradual de ferramenta que permite enviar mensagens para até 5 mil pessoas

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) alerta os usuários do aplicativo WhatsApp para redobrar a atenção ao receberem links em aplicativos. O comunicado foi feito após o WhatsApp começar a liberar na última quinta-feira, 26, a ferramenta “Comunidades”, um recurso que permite organizar grupos maiores e enviar mensagens para até 5 mil pessoas.

A Abranet ressalta que os usuários devem ser cautelosos ao acessar links ou receber informações, pois a ferramenta “Comunidades” pode reunir até 50 grupos em uma comunidade. No mais, o recurso será liberado gradualmente. A entidade, que tem mais de 400 associados no país, apoia a campanha #FiqueEsperto.

 

Confira abaixo as orientações da campanha para não cair em golpes:

  1. Os internautas devem ter atenção redobrada no recebimento de mensagens com links que direcionam para sites, produtos, serviços ou promoções, mesmo se forem enviadas por algum contato conhecido. Isto porque, muitas vezes, as pessoas encaminham ou copiam e colam links diretamente, sem conferir se são seguros.
  2. Além de verificar se o remetente é confiável, é preciso confirmar se o link é realmente de algum site confiável.
  3. Outra dica é não autorizar o download ou a execução de arquivos a partir do link que foi recebido.
  4. Também é necessário ter cuidado ainda maior com mensagens que ofereçam prêmios ou vantagens muito atrativas, seja dinheiro ou algum tipo de produto. Geralmente, os criminosos tentam seduzir as pessoas com propostas muito incomuns, para que elas cliquem no link rapidamente, sem pensar antes da ação.
  5. Outra dica da Abranet é não reencaminhar mensagens de origem desconhecida ou com links duvidosos, para não aumentar os riscos de mais pessoas caírem em golpes virtuais, por meio do aplicativo do celular.

 

A nova mudança deve aproximar o WhatsApp do Telegram, conhecido por ter grupos com milhares de participantes.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.