Na última quinta-feira, 24 de outubro, a reportagem “Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia”, da Amazônia Vox, levou em primeiro lugar o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, realizado em Miami, na categoria Jornalismo Digital.

A reportagem, dirigida pelo jornalista Daniel Nardin, trouxe uma abordagem através do Jornalismo de Soluções. O trabalho não apenas revela as dificuldades enfrentadas por gestantes em áreas remotas, mas também propõe caminhos para melhorar o atendimento pré-natal nessas comunidades, especialmente em Abaetetuba, Pará. Na região amazônica, a cobertura pré-natal está bem abaixo da média nacional, e os indicadores locais evidenciam a necessidade de políticas públicas mais robustas para atender a essas mulheres.
A equipe do Amazônia Vox envolveu uma comunidade maior na produção do projeto, incluindo a colaboração de 40 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Lemos, no Pará, que participaram como revisores e editores.
Esse envolvimento trouxe autenticidade à narrativa e aproximou jovens do jornalismo, um processo que emocionou a professora Marcela Castro, presente na premiação. A professora, que também faz parte da equipe do Amazônia Vox, destacou o papel transformador do jornalismo, especialmente em iniciativas que buscam ampliar o acesso à saúde em regiões marginalizadas.
Além de sua função informativa, a reportagem teve grande impacto social, ao sensibilizar parlamentares para a criação de uma lei estadual. Para Daniel Nardin, a vitória vai além do prêmio, representando a verdadeira missão do jornalismo em provocar mudanças concretas na sociedade.
O conteúdo inclui seis capítulos em texto e fotos, ilustração e um minidocumentário que está disponível no Youtube e também foi exibido em março de 2024 pelo Canal Futura, em rede nacional.
Além da Profª Marcela Castro e dos alunos do 1B da escola Antônio Lemos, o trabalho premiado foi conduzido por Daniel Nardin; Marcelo Lélis e Márcio Nagano, nas imagens; Ney Trindade, na edição; Robenare Marques, Thai Rodrigues, Rapha Regis, e no desenvolvimento para web, Samuel Burlamaqui.
A produção foi fruto de uma bolsa concedida pelo programa Early Childhood Reporting Fellowship do The Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia, com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
Sobre o Prêmio Roche
A edição de 2024 do Prêmio Roche, promovido pela Fundação Gabo em parceria com a Roche América Latina, recebeu mais de 800 inscrições de trabalhos jornalísticos que abordam temas críticos de saúde e ciência. A premiação reforça o compromisso do jornalismo com a conscientização sobre questões de saúde e acesso a tratamentos em áreas carentes, impulsionando o debate e a busca por soluções sustentáveis para regiões como a Amazônia.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.