Nos dias 13 e 14 de junho, Manaus sedia a segunda edição do Amazon Fest, promovido pela Fundação Capoeira no Amazonas. O evento contará com sete atletas convidados, incluindo mestres do Rio de Janeiro e do Pará, e terá programação em dois locais da zona oeste da cidade: o Parque Rio Negro (São Raimundo) e o Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Santo Antônio).

A programação inclui aulas, rodas de capoeira, apresentações culturais e cerimônia de batizado e graduação de novos capoeiristas.
“É uma honra receber novamente o Mestre Serpente e a Mestra Índia em Manaus. Teremos atletas do Rio de Janeiro e de Belém, o que valoriza ainda mais nosso trabalho local”, destacou o mestrando André Júlio, da equipe organizadora.
Programação
Sexta-feira, 13 de junho – Parque Rio Negro (Rua Beira Mar, 121 – São Raimundo)
- 18h – Abertura
- 18h30 – Aula especial com Mestre Serpente e Mestra Índia (inscrição: R$ 30)
- 19h30 – Roda de boas-vindas (aberta ao público)
Sábado, 14 de junho – Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Av. Brasil – Santo Antônio)
- 16h – Apresentação do grupo de Maracatu Pedra Encantada
- 16h30 às 20h – Batizado e graduação de alunos da Fundação Capoeira
Convidados confirmados
Entre os atletas convidados que virão do Rio de Janeiro estão o Mestre Serpente, Mestra Índia, instrutora Carol, Professor Play, Professor Chaolin e instrutor Pedro Poty. Do Pará, participa o graduado Meia Lua.
Histórico da Fundação Capoeira em Manaus
A Fundação Capoeira chegou à capital em 2022, por meio do mestrando José Robinson “Papaléguas”, autorizado pelo Mestre Serpente, fundador da escola com sede em Nilópolis (RJ). Desde então, a unidade de Manaus atua em diversas zonas da cidade, com foco na formação de base e promoção de valores como respeito e disciplina.
Capoeira de Manaus no cenário nacional
A equipe local tem marcado presença em eventos nacionais da Fundação Capoeira. Em 2022 e 2024, atletas amazonenses participaram do Apaixonados por Capoeira, no Rio, conquistando dois troféus e seis medalhas.
“O Amazon Fest tem ganhado força a cada ano. É um evento importante não só para nós, mas para toda a comunidade da capoeira em Manaus”, concluiu André Júlio.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.