As inscrições para participar desta edição do Edital Conceição Derzi seguem até o dia 21 de setembro, e podem ser realizadas através do formulário online. Neste ano, os recursos variam de R$ 2 mil a R$ 5 mil.
O edital é direcionado para mulheres, indígenas, negras e transgêneras, podendo ser estudantes de jornalismo, comunicadores populares e jornalistas profissionais que residem em Manaus e na região metropolitana.
A Escola Abaré de Jornalismo irá selecionar seis pessoas para produção de conteúdo em três categorias diferentes: reportagem em texto, fotojornalismo e audiovisual. Serão duas pessoas por categoria.
O tema da terceira edição é “Defensores ambientais e a luta pelo território”, nas duas anteriores os temas foram “Juventude e eleições” e “Soluções para redução de danos ambientais no território amazônico”.
O objetivo é contar histórias de defensores ambientais que estão lutando para manter viva a memória, a história e a vida de populações amazônicas.
“Nós estamos procurando relatos de líderes de populações tradicionais, cientistas, ativistas, comunitários, pessoas que estão usando suas vidas para lutar pelo local onde vivem. A relevância e o impacto disso é que vão importar na hora da seleção”, explica a jornalista Jullie Pereira, coordenadora do edital.
As reportagens devem ter até 2,5 mil palavras, os produtos audiovisuais entre 6 e 10 minutos e os produtos fotojornalísticos entre 10 a 15 fotos.
“Além do recurso de produção, os selecionados poderão solicitar um valor para custear despesas como transporte e alimentação. Isso evita gastos extras e dá mais tranquilidade para focar nas produções”, diz Pereira.
Para mais informações, acesse o edital completo ou o site da Abaré Escola.
Abaré Escola de Jornalismo
A Abaré Escola de Jornalismo é um coletivo de jornalistas e comunicadores que atua na promoção do jornalismo local e no combate à desinformação na região amazônica. Como organização da sociedade civil, atua oferecendo oficinas, encontros, editais e palestras.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.