Isabella Botelho; 21/06/2022 às 12:00

A importância de entender as mídias

Explicamos por que a mídia é tão importante na comunicação 

As palavras “mídia” e “comunicação” na mesma frase levam a duas possíveis interpretações: mídia enquanto meio de comunicação e mídia enquanto o profissional mídia, que atua nas agências de publicidade.

De acordo com a administradora e publicitária Eulália Ribeiro, mídia pode ser definida como: 

“Um composto de meios mais adequados para que uma mensagem tenha alcance, de acordo com o público de interesse escolhido pelo cliente, e chegue até ele.”

Logo, além do visual e da linguagem, os meios, veículos e canais escolhidos são essenciais para o sucesso de uma estratégia de comunicação, porque possibilitam que uma mensagem alcance o público de interesse de maneira correta e assertiva.

No mercado, existe uma variedade de mídias com diferentes formatos e características. De uma forma geral, elas podem ser divididas em mídias tradicionais ou off-lines (jornal, rádio, televisão e revista), externa ou out-of-home (OOH) e digitais. Para compreender qual é a melhor plataforma para transmitir a mensagem ao público de interesse, deve haver entendimento das particularidades de cada mídia e como elas podem ser utilizadas para passar a mensagem desejada de maneira que ela atinja o público correto, suprindo as necessidades dos clientes. 

Quer um exemplo na prática? Uma empresa que tem como principal público motoristas de aplicativo pode focar em mídias exteriores e nas rádios, já que esse público passa grande parte do tempo nas ruas dirigindo – no trânsito, ele pode ver os anúncios em outdoors, banners e painéis interativos, por exemplo, e ouvir, nas rádios, um jingle ou spot de divulgação da empresa em questão. 

Todo esse processo é feito a partir de análises, estudos e planejamentos estratégicos, que dão origem ao plano de mídia. Os responsáveis por desempenhar estas funções dentro das agências de publicidade são os profissionais de mídia. Um dos principais pilares de uma agência, eles atuam junto aos profissionais de planejamento e atendimento para traçar e executar estratégias para os clientes.

Além da compreensão em si dos meios e canais para veiculação, os profissionais de mídia também precisam entender as verbas disponibilizadas pelos clientes para os anúncios, sendo também essencial que estejam sempre atentos às mudanças do mercado. Para isso, Eulália Ribeiro explica que o estudo constante é indispensável. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.