
O criador de conteúdo amazonense Victor Israel participa de uma exposição no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, com uma obra inspirada nos bois Caprichoso e Garantido. A mostra faz parte do projeto Adobe Borogodó e fica aberta ao público até 8 de março.
A obra apresentada pelo artista reúne registros feitos ao longo de dois anos em Parintins, incluindo momentos da Alvorada do Garantido e das apresentações do Festival. A proposta foi criar uma composição de imagens que traduzisse a identidade cultural da Ilha Tupinambarana, tendo a silhueta do boi como elemento central.
Intitulada “Meu Boi de Pano é Cultura Popular”, a obra traz Caprichoso e Garantido em uma única composição.

Victor Israel destaca que a escolha de levar a arte inspirada em Parintins surgiu durante a etapa final do projeto. “Para a etapa final, na exposição, os participantes puderam apresentar imagens de outros contextos, desde que relacionadas ao “borogodó” brasileiro. Foi nesse momento que decidi incluir a arte sobre Parintins, entendendo que a cultura dos bois representa a cultura da Amazônia (talvez uma espécie de “carnaval”), proposta que foi muito bem recebida pela curadoria”, afirmou.
Além da homenagem a Parintins, Victor Israel também apresenta a fotografia “O Molho do Olodum”, registro feito durante o Carnaval de Salvador.
