AmazôniaSociedade

Amazonas vai sediar evento mundial sobre mudanças climáticas e proteção ambiental

A cúpula de governadores que atua para proteger as florestas e reduzir as emissões dos gases de efeito estufa em 10 países estará, nos dias 17 e 18 de março, em Manaus, capital da Amazônia, realizando a 12º Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force). O evento será realizado em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/AM), e vai promover debates sobre mudanças climáticas e a proteção de florestas tropicais.

Ao todo, são esperadas mais de 300 autoridades e lideranças de diversas partes do mundo para debater Conhecimento, Tecnologia e Inovação; Governo e Políticas Públicas; Pessoas e Comunidades; e Finanças e Investimento.

Nos dias 17 e 18, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado no bairro Dom Pedro, em Manaus, haverá debates e uma feira com produtos da bioeconomia amazônica. Para participar dessas atividades, é necessário enviar um e-mail para [email protected] solicitando o convite.  

A solicitação segue os protocolos de prevenção contra covid-19, como redução da capacidade de público, uso obrigatório de máscara, exigência da carteira de vacinação com o esquema vacinal completo, disponibilização de álcool em gel nas áreas comuns, medidas de distanciamento social, entre outras.

Programação

A cerimônia de abertura será realizada no dia 17 de março, das 9h às 12h, com a participação do governador do Amazonas e presidente da Força-Tarefa do GCF, Wilson Lima; do embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd; do chefe de Projetos da Força-Tarefa GCF, William Boyd; da diretora de Projetos da Força-Tarefa GCF, Colleen Scanlan Lyons; da representante do Comitê Global e Regional do IPLC, Francisca Arara; e da delegada da Força-Tarefa GCF no Tocantins, Marli Santos. 

O primeiro painel do evento acontecerá das 13h30 às 15h, com a temática “Pessoas e Comunidades – IPLC Regional para Global + Parcerias Governamentais”. O segundo debate do dia 17, das 15h30 às 17h, terá como tema central “Conhecimento, Tecnologia e Inovação – Tecnologias e Pesquisas Inovadoras para Conservação e Desenvolvimento”. 

Segundo dia

No segundo e último dia do evento, na sexta-feira, dia 18 de março, os debates serão das 9h às 10h30, com a temática “Finanças e Investimento – Novas oportunidades financeiras para apoiar as jurisdições de Floresta Tropical (mercados de carbono + investimento privado)”. Já o último painel, que acontece das 11h às 12h30, será sobre “Governo e Políticas Públicas – Implementação de Governança Inovadora e Política em todo o GCF”.

Das 12h30 às 13h, serão realizadas as “Observações Finais e Entrega de Prêmios – GCFTF Herói Todo Dia”. Nesta ação também será apresentado o novo presidente da Força-Tarefa 2023 da GCF.

No período da tarde, acontecem ainda “Eventos Paralelos” com salas de debates. Das 14h às 15h, os assuntos serão: “Diálogos de Liderança em Nível de Comunidades Indígenas e Locais: dos Mercados de Carbono às Estratégias Jurisdicionais ao Desenvolvimento da Bioeconomia Baseada na Floresta” e “Coalizão de Governadores Andino-Amazônicos com a TNC, NCI-Equador, EII, MDA, Natura Bolívia”. Entre 15h e 16h, será o momento de debater sobre “Sistemas Subnacionais de Acesso ao Mercado Voluntário de Carbono PARTE I: Alinhamento sobre Oportunidades e Iniciativas” e “Oportunidades para uma Bioeconomia Amazônica e o Papel da Governança e Social Ambiental (ESG) com Empresas”.

As últimas salas de debates serão realizadas das 16h às 17h e terão como tema “Sistemas Subnacionais de Acesso ao Mercado Voluntário de Carbono PARTE II: Mercados Voluntários de Carbono de REDD+ no Brasil e no México” e a continuação do assunto “Oportunidades para uma Bioeconomia Amazônica e o Papel da Governança e Social Ambiental (ESG) com Empresas”.

Fonte: Assessoria.

Mais recentes

ArteComunicação

3º Prêmio Mapinguari de Quadrinhos divulga vencedores e destaca produção amazônica independente

Premiação reuniu mais de 100 artistas da Região Norte e consagrou ‘A Batalha de Itacoatiara’ como melhor quadrinho da edição
EventosSociedade

FLAP leva batalhas poéticas e oficinas à Zona Norte de Manaus 

Primeira edição do evento reúne poesia marginal, oficinas formativas e debates sobre literatura periférica na Casa Teatro Tauá Caá
Arte

Projetos culturais do Amazonas podem se inscrever em chamada pública para programação no Rio de Janeiro

Seleção nacional vai escolher projetos de artes cênicas, música e artes visuais para integrar a programação do centro cultural Futuros — Arte e Tecnologia, no Flamengo
Música

Concurso de Bandas do João Rock 2026 abre inscrições para artistas de todo o Brasil

Vencedora da competição se apresenta no festival em Ribeirão Preto, que já está com ingressos esgotados
ArteComunicação

3º Prêmio Mapinguari de Quadrinhos divulga vencedores e destaca produção amazônica independente

Premiação reuniu mais de 100 artistas da Região Norte e consagrou ‘A Batalha de Itacoatiara’ como melhor quadrinho da edição
EventosSociedade

FLAP leva batalhas poéticas e oficinas à Zona Norte de Manaus 

Primeira edição do evento reúne poesia marginal, oficinas formativas e debates sobre literatura periférica na Casa Teatro Tauá Caá
Arte

Projetos culturais do Amazonas podem se inscrever em chamada pública para programação no Rio de Janeiro

Seleção nacional vai escolher projetos de artes cênicas, música e artes visuais para integrar a programação do centro cultural Futuros — Arte e Tecnologia, no Flamengo
Música

Concurso de Bandas do João Rock 2026 abre inscrições para artistas de todo o Brasil

Vencedora da competição se apresenta no festival em Ribeirão Preto, que já está com ingressos esgotados

Relacionadas

NotíciasSociedade

Espaços culturais de Manaus têm funcionamento alterado no feriado do Dia do Trabalhador

Teatro Amazonas abre com horário reduzido, enquanto a maioria dos espaços fecha na sexta-feira (1º)
Sociedade

Alunos de Rio Preto da Eva conquistam ouro em Olimpíada Internacional de Matemática na França

Grupo da rede municipal representou o Brasil e garantiu o título após prova realizada em equipe
Amazônia

Expedição Amazônia das Palavras leva leitura e arte para comunidades ribeirinhas no Amazonas

Projeto irá percorrer sete municípios entre 4 e 18 de maio com oficinas, atividades culturais e doações de livros
Acessar o conteúdo