AmazôniaArteEntretenimentoSem categoria

Conheça os projetos do Hip Hop AM que agitaram a cena local neste último final de semana

Esse final de semana foi agitado para a cena local do Hip Hop, no último domingo, 20, foram realizados três eventos voltados para os elementos da cultura. Contemplados pelo Edital de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc, conheça os projetos movimentaram o cenário do Hip Hop AM:

1.“Colorindo Minha Kebrada”

Ativo desde 2010, neste último domingo, 20, foi a sua sexta edição, e por meio da intervenção artística de 40 artistas visuais e apresentações musicais, o projeto  integrou a arte junto à comunidade, revitalizando as fachadas das residências do bairro da Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus, com a diversidade de estilos, talento e sensibilidade de cada artista presente no evento. A iniciativa também contou com o apoio do Coletivo de Produção e Articulação Cultural Independente Orígenas que produz eventos como o “Hip Hop – A Parada Final – Integração” (2019) e o Projeto de Restauração Ecológica e Urbanização Sustentável da Amazônia (REUSA) que atua no bairro da Redenção estimulando a geração de renda sustentável, capacitação profissional e conscientização ambiental para a comunidade. Em sua programação o evento contou com atividades como intervenções de Graffiti e pocket shows dos grupos musicais Manauara em Extinção, Bruxos do Norte e Vivemos Livre e os artistas Astraxxx e Dj Rani. O idealizador do projeto, é o artista Waldemir do Nascimento Viana, conhecido como “Cria”.

“O Colorindo Minha Kebrada, é a ideia de que os espaços menos favorecidos podem e devem ser favorecidos com arte sim! Então, a gente buscou direcionar o foco da arte urbana em ruas principais e voltar às origens, levando a arte para as comunidades que possuem pouco acesso às intervenções artísticas “, aponta Cria. 

[foogallery id=”9888″]

2. QRTN Soul Quebrada 

É um projeto organizado pelo movimento Quarentine Battle que nasceu com o intuito de mapear as Bgirls do estado do Amazonas e para além, saber como elas estavam se adaptando ao novo cenário diante a paralisação das atividades culturais a partir do decreto de quarentena; Voltado para mulheres desse segmento do Hip Hop,o projeto foi idealizado por Rafaela Neves, conhecida como “Finhah”, e dirigido por Emerson Mendes e Katrine Red, e já está em sua terceira edição com competições de nivel nacional, abrindo espaço para Bgirls de outras regiões participarem. Nesta última edição, todos os elementos do Hip Hop foram incluídos e o evento foi realizado durante 8 dias programação e transmitido na íntegra através das redes sociais. Com as batalhas de Mc’s e de Breaking, apresentações musicais, painéis de grafite, Djs e outros, o objetivo do projeto é valorizar os artistas do Hip Hop local e expandir a cultura do Hip Hop amazonense.

 

[foogallery id=”9897″]

 

3.Ocupa Hip Hop no Vila Vagalume

Para estimular o protagonismo feminino no cenário do Hip Hop manauara, a estudante de jornalismo, cantora, compositora e instrumentista da banda Gramophone, Vivian Oliveira da Silva que também é dentre tantas coisas, artista residente e produtora cultural da Casa Criativa Vila Vagalume nos contou que objetivo do projeto surgiu logo após a Vila Vagalume mudar de endereço e passar a residir no bairro de São Raimundo, zona oeste de Manaus. 

“a ideia da ocupação surgiu logo depois que nos mudamos para o bairro de são raimundo, gostaríamos de trazer o grafite para as paredes da casa nova e também fortalecer o movimento Hip Hop, só que nos mudamos no auge da pandemia e não tínhamos muita grana, então, eu entrei em contato com a Erê (Debora Erê, grafiteira das sereias) e perguntei dela como a gente poderia fazer isso, e aí, ela me passou uma ideia de que poderíamos fazer algo simples, valorizando cada um e dando uma quantidade de material e comida para cada um, e fizemos um levantamento, mas ficou inviável por que a vila vagalume é autosustentável, a gente trabalha nela para que ela exista e as atividades que sustentam ela ficaram comprometidas devido a pandemia e aí apareceu a Lei Aldir Blanc e submetemos o projeto. Uma coisa que a gente faz questão de valorizar nessa ocupação é o protagonismo feminino no movimento Hip Hop.” afirma Vivian.

[foogallery id=”9902″]

Mais recentes

AmazôniaArteEventos

Amazon Poranga Fashion leva desfiles de marcas autorais para Parintins a partir desta quarta-feira (24)

Programação gratuita reúne estilistas, coletivos e projetos de moda do Amazonas em dois espaços da Ilha Tupinambarana
Eventos

Arraiá Geek reúne cosplay, K-pop e quadrilha temática neste fim de semana

Evento acontece nos dias 27 e 28 de junho, em Manaus, com concursos de K-pop, cosplay, quadrilha geek, bingo temático e atividades para todas as idades
ComunicaçãoEventos

ACEMDA realiza a 2ª Oficina de Produção de Vídeo Documentário

Com o tema ‘Vídeo Amazônico: Contando Histórias da Floresta’, oficina ocorre na Aldeia Sowainte, em Vilhena (RO), voltada à comunidade indígena Sabanê
ArteEventos

Galeria Theodoro Braga promove exposição ‘Hipnagógia – Narrativas Oníricas’

Exposição vai até dia 31 de julho e reúne obras pertencentes ao acervo histórico da instituição
AmazôniaArteEventos

Amazon Poranga Fashion leva desfiles de marcas autorais para Parintins a partir desta quarta-feira (24)

Programação gratuita reúne estilistas, coletivos e projetos de moda do Amazonas em dois espaços da Ilha Tupinambarana
Eventos

Arraiá Geek reúne cosplay, K-pop e quadrilha temática neste fim de semana

Evento acontece nos dias 27 e 28 de junho, em Manaus, com concursos de K-pop, cosplay, quadrilha geek, bingo temático e atividades para todas as idades
ComunicaçãoEventos

ACEMDA realiza a 2ª Oficina de Produção de Vídeo Documentário

Com o tema ‘Vídeo Amazônico: Contando Histórias da Floresta’, oficina ocorre na Aldeia Sowainte, em Vilhena (RO), voltada à comunidade indígena Sabanê
ArteEventos

Galeria Theodoro Braga promove exposição ‘Hipnagógia – Narrativas Oníricas’

Exposição vai até dia 31 de julho e reúne obras pertencentes ao acervo histórico da instituição

Relacionadas

AmazôniaArte

Exposição em Nova York reúne três gerações de artistas indígenas da Amazônia

Mostra Riverlines apresenta obras de Chico da Silva, Joseca Yanomami e Kuenan Mayu e propõe um diálogo entre ancestralidade, território e arte contemporânea
Entretenimento

Kwati Club terá aulas de yoga, bike e esportes durante o Festival de Parintins

Além dos shows, público terá acesso a atividades físicas e práticas voltadas à qualidade de vida em Parintins
ArteEntretenimentoEventos

Casa Parintins recebe mostra que reúne criatividade e bioeconomia amazônica

Sob a curadoria do Sebrae, mostra reúne criações indígenas de coletivos femininos e de empreendedores do Amazonas durante a temporada bovina de 2026
Acessar o conteúdo