A pouco mais de um mês de completarmos um ano do início da pandemia no mundo e a exato um mês do Mercadizar completar dois anos, hoje, 04 de novembro, lançamos a 4ª edição da Revista Mercadizar. Completamente produzida durante em isolamento social e com uma equipe inteira em home office, ela foi um grande desafio. As informações mudavam a todo instante. Os números, infelizmente, atualizavam. Foram meses de pesquisa, criação, entrevistas, reuniões e brainstorms realizados por vídeo chamada.
Com esta nova edição da Revista Mercadizar, queremos falar sobre todos os assuntos que já estavam presentes e apenas foram escancarados durante este período tão difícil para a humanidade. Mulheres lutando contra monstros fora e dentro da própria casa, o racismo escancarado que mata, a descredibilização da ciência e do jornalismo, o desrespeito à Amazônia, o descaso com os povos originários, o desemprego, a fome, a falta de acesso a higiene e saúde básica, a desigualdade no acesso aos estudos e o aumento do linchamento virtual. Não há nada de normal nisso – muito menos novo.
“Vimos a ciência e o jornalismo desvalorizados e descredenciados através de correntes no WhatsApp. Nosso papel como comunicadores nunca foi tão importante (e tão dolorido)”, afirma Mariana Moreira, Diretora Executiva do Mercadizar.
Ao longo de três edições, a Revista Mercadizar buscou valorizar e incentivar o cenário local convidando artistas e profissionais para colaborar e criar a sua capa. Agora, em meio a um cenário pandêmico e totalmente atípico, concluímos que este era um momento único para que a capa da 4ª edição da revista Mercadizar fosse pensada e criada por nós.
“Tivemos muitas reuniões por chamada de vídeo pensando sobre essa criação, queríamos representar todos os problemas – que já existiam – e foram ainda mais evidenciados com a pandemia. A forma de ilustrar tudo isso, além da confusão de sentimentos que todos estamos sentindo foram as colagens”, disse Mariana.
Após diversos “torós de ideias”, a colagem foi estabelecida como o ponto central da capa. Reunindo e recortando revistas e jornais antigos, Lígia Russo, Diretora de Arte do Mercadizar, foi a responsável por colocar em prática todas as ideias conversadas em equipe, tanto para capa quanto para diagramação. Lígia conta que o objetivo era ter um resultado dinâmico e que unisse todo o conteúdo da revista em uma única arte. “O mais legal é que pensamos em arte feita à mão, que concretiza o conteúdo e o torna ainda mais real e existente, como algo que está no nosso dia a dia e na nossa realidade”, disse ela.
Já para a diagramação da revista, também realizada por Lígia, foi criado um painel semântico com fotos, cores, recortes e layouts que pudesse guiar o processo da diagramação mantendo o conceito do produto. “A partir do moodboard, comecei a diagramar matéria por matéria e fui agregando a cada uma um toque diferente, uma ilustração de outro artista, colagens e fotos’’, disse a designer.
A 4ª edição da Revista Mercadizar está disponível para leitura gratuita no Issuu. Confira:
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.